Ford Ranger FX4 2023 estreia com total esportividade e partindo de R$ 288.990

Nova Ford Ranger FX4 2023 vem para reforçar conceito de um veículo aventureiro, com visual exclusivo e perfil off-road. Veja detalhes

A Ford lançou nesta terça (08/03) oficialmente a Ranger FX4 – a nova versão da picape que amplia  as opções da linha. Conforme a montadora, o nome da nova versão vem para reforçar o conceito de um veículo aventureiro, com visual exclusivo e perfil off-road, que se diferencia também pelos equipamentos e pela esportividade e requinte no acabamento. Veja tudo sobre a nova Ford Ranger FX4 2023!

Nova Ford Ranger FX4 2023 vem equipada com motor Duratorq 3.2 de 200 cv

A FX4 dá sequência à estratégia de ampliação e diversificação da Ranger, com opções desenvolvidas para atender diferentes perfis de clientes – a chamada subsegmentação do mercado. Além de liderar essa tendência, a picape média da Ford tem somado conquistas importantes nos últimos anos, com crescimento tanto na participação de vendas do segmento como nos indicadores de qualidade e de satisfação dos clientes.

“A Ford é líder mundial em picapes, este é o nosso território, e estamos usando esse legado para ampliar a base de consumidores da Ranger com novas opções dentro do portfólio”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. “O comportamento do consumidor está mudando e identificamos clientes que não estavam totalmente atendidos pelos veículos existentes no mercado. Foi assim que nasceu a Ranger FX4.”

Primeira da indústria a lançar a linha 2023, a Ranger traz também outras novidades. Todos os modelos – XL, XLS, Black, Storm, FX4, XLT, e Limited – vêm com um novo sistema de controle de emissões que atende e supera as exigências do Proconve 7, sem perda de potência e desempenho do motor. A Ford foi ainda a primeira a anunciar a aplicação integral da redução de 2% do IPI em todos os seus veículos.

Novo perfil de cliente

A Ford Ranger conta hoje com versões voltadas para o trabalho (XL), para uso misto (XLS) e para uso pessoal (Black, Storm, XLT e Limited). Este último grupo se subdivide em dois perfis de clientes: os que buscam sofisticação (Black, XLT e Limited) ou aventura (Storm).

 “A Ranger Storm atende o cliente que quer robustez e estilo para uso off-road, sem se incomodar em abrir mão de alguns equipamentos para ter um custo-benefício melhor. Após o seu lançamento, identificamos que existe também um cliente com o mesmo perfil aventureiro, mas que exige mais requinte, tecnologia e conforto. Foi para ele que nós desenvolvemos a Ranger FX4”, diz Antonio Freitas, gerente de Marketing de Picapes da Ford.

Esse grupo de clientes, segundo ele, é formado por desbravadores e entusiastas que gostam de explorar novos lugares e viajar com a família, sempre em contato com a natureza. “Eles preferem guardar ótimas experiências na memória em vez de suvenires na prateleira”, afirma.

O nome FX4 começou a ser usado pela Ford no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road de suas picapes – formado pela junção de Ford e 4×4. Com o tempo, ele passou a identificar também versões com atributos especiais de desempenho e estilo.

Completa e conectada

A Ranger FX4 é uma picape superesportiva, equipada e elegante, feita para o cliente que busca sofisticação e alto nível de capacidade para suas aventuras off-road. Ela vem com o motor mais forte da linha, o Duratorq 3.2 turbodiesel com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm, transmissão automática, direção elétrica, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante.

Novo sistema de redução de poluentes

O novo sistema de redução de poluentes que equipa todos os modelos da Ranger 2023 reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio, ultrapassando em mais de 70% as exigências legais do Proconve 7, além de duplicar o intervalo entre as regenerações do filtro de partículas.

Ele protege o meio ambiente sem perda de potência e torque do motor, com uso do reagente líquido Arla 32, que é facilmente encontrado nas concessionárias Ford e postos de combustível. Abastecido em um tanque com capacidade de 20 litros, permite rodar de 10.000 a 14.000 km em condições normais, com custo de menos de R$0,01 por quilômetro rodado.

O sistema aprimorado de suspensão da Ranger FX4, igual ao da versão Storm, é outro diferencial que contribui para o excepcional comportamento dinâmico e dirigibilidade da picape, seja vazia ou carregada e em diferentes condições de terreno.

O seu conjunto de segurança inclui sete airbags, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Entre os itens de conforto, a picape oferece ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba.

Como toda a linha Ranger, a FX4 conta ainda com o sistema de conectividade FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida remota e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o odômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.

Requintada e exclusiva

A Ranger FX4 tem um visual agressivo e altamente capaz, com superfícies musculosas e robustas que compartilham o mesmo DNA Raça Forte visto na F-150 e na Maverick. O seu estilo é marcado também por cores de destaque em preto que valorizam a esportividade, combinando partes foscas e brilhantes na dose certa para criar um design elegante e exclusivo.

“A FX4 se destaca também pelo que ela não tem. Ou seja, não traz cromados, rodas diamantadas ou detalhes na cor do carro, porque é uma receita diferente do luxo tradicional. É uma versão aventureira que valoriza a esportividade e a elegância com um pacote exclusivo”, explica Ricardo Sugimoto, supervisor de Design da Ford.

A grade dianteira com desenho exclusivo traz o logotipo oval da marca em destaque no centro. Assim como a parte central inferior do para-choque, ela tem acabamento em preto brilhante, e se conecta aos faróis com máscara escura formando um conjunto harmonioso. Os faróis full-LED com projetores são exclusivos da versão.

A traseira exibe um distintivo vermelho FX4 em alto relevo e o nome Ranger em letras grandes totalmente em preto – outra característica única na linha. As lanternas têm máscara escurecida. O para-choque traseiro, assim como os retrovisores e maçanetas, são em preto brilhante.

Santantônio tubular

O santantônio tubular, exclusivo e funcional, dispõe de pontos de ancoragem para amarração de equipamentos. Na lateral, os alargadores de paralama em preto fosco são projetados para enfrentar batidas de pedras no off-road. A faixa cinza na região inferior das portas, logo acima dos estribos tipo plataforma, é complementada pela assinatura FX4 em vermelho.

As rodas de 18” têm visual exclusivo e são calçadas com pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain (50% on-road e 50% off-road). Quem quiser enfrentar trilhas mais pesadas pode optar pelas rodas de 17” com pneus 265/65 R17 All Terrain Plus da versão Storm, por um custo adicional de R$2.000.

Como acessórios, a Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado especialmente para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de lâminas d’água – com profundidade de até 800 mm, a maior da categoria. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave, muito úteis para transportar pequenos equipamentos e compras.

O interior da nova picape é igualmente requintado e exclusivo, incluindo bancos de couro premium com costuras vermelhas e o emblema FX4 em relevo nos encostos. O mesmo acabamento é visto na alavanca do câmbio e no descansa-braço central. Outro detalhe que chama a atenção é o aplique com acabamento escuro brilhante no painel em frente ao passageiro, no volante e nas molduras das maçanetas internas.

A Ranger FX4 chega por R$288.990, mesmo preço da versão XLT, já com a redução do IPI, para que o consumidor possa optar pelos dois modelos de acordo com a sua necessidade. Ela é disponível em seis cores selecionadas, com tonalidades de tendência, como Vermelho Toscana e Vermelho Bari, e outras mais tradicionais: Prata Geada, Branco Ártico, Preto Gales e Cinza Moscou.

“Comparado às concorrentes mais próximas em termos de preço e equipamentos, a Ranger FX4 é a mais completa, com equipamentos exclusivos de estilo, performance, conforto, segurança e tecnologia. Ela foi projetada para ser muito competitiva na sua proposta”, destaca Antonio Freitas.

Mais fotos da nova Ford Ranger FX4 2023

Todas as imagens foram cedidas pela Ford

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA