Ford promete carro elétrico revolucionário para agosto
Prepare-se para a revolução elétrica da Ford! O CEO Jim Farley anuncia um "momento Modelo T" para agosto, revelando um carro e uma plataforma elétricos inovadores para enfrentar a concorrência chinesa.
A Ford está se preparando para um marco histórico, que o CEO Jim Farley compara ao lançamento do icônico Modelo T. A montadora anunciou um evento para 11 de agosto, onde revelará uma nova estratégia para carros elétricos (VEs), incluindo o lançamento de um veículo e uma plataforma elétricos que prometem ser “inovadores”.
Ford promete carro elétrico revolucionário para agosto
Durante uma teleconferência de resultados em 30 de julho, Farley compartilhou com os investidores a visão ambiciosa da Ford. Para ele, o dia 11 de agosto será um “grande dia para todos nós da Ford”.
O anúncio será feito em Kentucky, onde a empresa detalhará seus planos para “projetar e construir um veículo elétrico inovador e uma plataforma nos EUA”.
Farley enfatizou a importância desse momento, afirmando: “Este é um momento Modelo T para nós da Ford. Uma chance de trazer ao mundo uma nova família de veículos que oferece tecnologia, eficiência, espaço e recursos incríveis.”
Essa declaração sugere que a Ford não está apenas lançando um novo modelo, mas sim inaugurando uma nova era para a mobilidade elétrica, buscando replicar o impacto revolucionário que o Modelo T teve na indústria automotiva.
Desafio chinês e foco em carros de baixo custo
A nova estratégia da Ford para veículos elétricos é uma resposta direta à crescente concorrência das montadoras chinesas. Farley tem sido vocal sobre a necessidade da Ford de se adaptar para competir nesse mercado em rápida evolução.
Em um podcast em outubro de 2024, ele revelou que dirige diariamente um Xiaomi SU7 e que essa experiência o fez perceber a urgência de mudanças drásticas na Ford para se manter competitiva.

Além do novo veículo, a Ford também apresentará uma nova plataforma elétrica. Relatórios do ano passado indicaram que a Ford estava trabalhando com uma pequena equipe para desenvolver uma plataforma elétrica flexível, capaz de produzir vários veículos “em larga escala”.
Embora os tipos exatos de veículos não tenham sido especificados, a empresa confirmou que o foco principal dessa nova plataforma será em veículos menores, de baixo custo e rentáveis, mirando diretamente na concorrência chinesa. Com essa iniciativa, a Ford busca não apenas expandir sua linha de veículos elétricos, mas também redefinir seu posicionamento no mercado global, apostando na inovação e na competitividade para o futuro da mobilidade.
Leia também: Ford anuncia produção da Ford Ranger cabine simples na Argentina
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.