No começo do ano, a Ford anunciou sua saída do mercado brasileiro e o fechamento de suas fábricas. Uma grande perda para o País. Agora, a montadora pode sair de outra localidade que é bastante importante para seus negócios: da Índia. Segundo o site Motor 1, a imprensa indiana especula a possibilidade ainda está sendo discutida pelas dirigentes.
Ford fora da Índia
Por lá, a fabricante possui duas fábricas. A primeira está localizada em Chennai, que é uma das cidades mais populosas do País. Ela tem capacidade para 200 mil veículos por ano. Enquanto isso, a planta de Sanand pode produzir 350 mil (aproximadamente).
Segundo a publicação, os dirigentes da Ford indiana estão pensando em um plano para o futuro da operação de manufatura. Duas opções teriam sido colocadas na mesa. Uma delas seria negociar com outras empresas interessadas em produção sob licença. A outra seria colocar à venda ambas as instalações.
Mas ainda não existe nada de oficial e uma decisão deve sair em breve. “Não gostaríamos de comentar sobre especulações. Continuamos avaliando nossas alocações de capital na Índia e esperamos ter uma resposta no segundo semestre deste ano”, disse um porta-voz da Ford à imprensa local.
Um dos motivos que não estão deixando os representantes satisfeitos é o número de vendas. No mês passado, apenas 2.800 carros foram vendidos. Dois dos principais modelos vendidos pela Ford são bastante conhecidos pelos brasileiros. A segunda geração do Figo, por exemplo, é simplesmente o Ka que deixou de ser fabricado em janeiro. Ele possui uma versão sedã chamada Aspire. Enquanto isso, o seu principal SUV é o EcoSport.
Caso seja concretizada, a saída da montadora norte-americana da Índia pode representar um golpe duro. Junto com o mercado chinês, Brasil e Índia são bastante importantes para a estratégia da marca. O fim das duas poderiam causar grandes estragos.
Mahindra
Uma joint-venture com uma das maiores montadoras locais chegou a ser criada. Em conjunto com a Mahindra, a marca iria fazer dois SUVs. O primeiro teria um porte médio para concorrer com o Jeep Compass. Já o segundo seria menor, desta vez para concorrer com outros jipes compactos.
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Além de motores, plataforma e uma versão mais esportiva do EcoSport. Existia até mesmo a possibilidade da marca assumir a produção local da Ford. Mas a parceria foi encerrada. Especialistas dão conta que o fim dela pode também ser uma das causas do possível fechamento das operações