Ford pode encerrar produção em outro mercado importante

Ford
As fábricas da Ford na Índia são bastante importantes para a estratégia da marca em países emergentes (Foto: Divulgação/Ford)

No começo do ano, a Ford anunciou sua saída do mercado brasileiro e o fechamento de suas fábricas. Uma grande perda para o País. Agora, a montadora pode sair de outra localidade que é bastante importante para seus negócios: da Índia. Segundo o site Motor 1, a imprensa indiana especula a possibilidade ainda está sendo discutida pelas dirigentes.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Ford fora da Índia

Por lá, a fabricante possui duas fábricas. A primeira está localizada em Chennai, que é uma das cidades mais populosas do País. Ela tem capacidade para 200 mil veículos por ano. Enquanto isso, a planta de Sanand pode produzir 350 mil (aproximadamente).

Ford
Foto: Divulgação/Ford

Segundo a publicação, os dirigentes da Ford indiana estão pensando em um plano para o futuro da operação de manufatura. Duas opções teriam sido colocadas na mesa. Uma delas seria negociar com outras empresas interessadas em produção sob licença. A outra seria colocar à venda ambas as instalações.

Mas ainda não existe nada de oficial e uma decisão deve sair em breve. “Não gostaríamos de comentar sobre especulações. Continuamos avaliando nossas alocações de capital na Índia e esperamos ter uma resposta no segundo semestre deste ano”, disse um porta-voz da Ford à imprensa local.

Ford
Foto: Divulgação/Ford
Ford
Foto: Divulgação/Ford

Um dos motivos que não estão deixando os representantes satisfeitos é o número de vendas. No mês passado, apenas 2.800 carros foram vendidos. Dois dos principais modelos vendidos pela Ford são bastante conhecidos pelos brasileiros. A segunda geração do Figo, por exemplo, é simplesmente o Ka que deixou de ser fabricado em janeiro. Ele possui uma versão sedã chamada Aspire. Enquanto isso, o seu principal SUV é o EcoSport.

Caso seja concretizada, a saída da montadora norte-americana da Índia pode representar um golpe duro. Junto com o mercado chinês, Brasil e Índia são bastante importantes para a estratégia da marca. O fim das duas poderiam causar grandes estragos.

Mahindra

Ford
Foto: Divulgação/Ford

Uma joint-venture com uma das maiores montadoras locais chegou a ser criada. Em conjunto com a Mahindra, a marca iria fazer dois SUVs. O primeiro teria um porte médio para concorrer com o Jeep Compass. Já o segundo seria menor, desta vez para concorrer com outros jipes compactos.

Leia mais: Ford Mustang elétrico prova que eficiência é seu forte

Além de motores, plataforma e uma versão mais esportiva do EcoSport. Existia até mesmo a possibilidade da marca assumir a produção local da Ford. Mas a parceria foi encerrada. Especialistas dão conta que o fim dela pode também ser uma das causas do possível fechamento das operações

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar