Ford estuda novos combustíveis alternativos com os benefícios ambientais de um carro elétrico

Pesquisa visa testar o uso do éter para mover automóveis com a mesma potência dos motores modernos, mas com emissões quase zero de poluentes

Fonte: Ford |Divulgação
Fonte: Ford |Divulgação

A Ford desenvolveu uma pesquisa de combustíveis alternativos e ecológicos com benefícios ambientais similares aos de um veículo elétrico. O projeto visa testar o uso do éter (dimetílico, comumente utilizado como gás propelente não tóxico em aerossóis, e oximetileno, geralmente empregado como um solvente na indústria química) para mover carros com a mesma potência e desempenho dos motores modernos à combustão, com emissões quase zero de poluentes.

Ambos os combustíveis são gerados por biogás e gás natural, e também podem ser obtidos por meio de um processo chamado “power-to-liquid”, que usa fontes renováveis – como energia solar ou eólica – junto com o CO2, obtido a partir do ar. De modo geral, os novos combustíveis têm o potencial de gerar emissões de partículas extremamente baixas e maior eficiência energética. No teste, a montadora está utilizando um protótipo do Mondeo. Para entender melhor, clique no infográfico ao lado.

Segundo Werner Willems, especialista de sistemas de combustão da Ford Europa, o projeto pode ajudar a criar automóveis com uma redução significativa nas emissões de dióxido de carbono e de partículas que, ainda, podem ser encontrados com custo acessível no mercado.

“O CO2 produzido por um carro movido com éter a partir de fontes renováveis pode ser comparado à quantidade gerada por um corredor de maratona cobrindo a mesma distância, mas com desempenho semelhante a um veículo a diesel”, diz o especialista.

Basicamente, os éteres quase não produzem partículas e possuem características semelhantes às do diesel, o que permitiria a conversão de motores diesel para o seu uso, com desempenho comparável. Andreas Schamel, diretor de pesquisa Global de Powertrain e engenharia avançada da Ford, conta que o crescimento da população mundial traz uma demanda sempre crescente de energia e de combustíveis fósseis. Por isso, combustíveis renováveis alternativos, como os éteresterão um papel fundamental no futuro.

Ainda segundo o executivo, além de seguro, o produto queima mais limpo que o diesel convencional. Vale salientar que a energia gerada por sol, vento e outras fontes renováveis pode ser armazenada no próprio combustível, permitindo o uso do éter em uma variedade de aplicações.

 

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar