Ford não saiu do Brasil: saiba quais são os modelos vendidos pela empresa
Uma notícia chocou a todos os apaixonados por carros, principalmente da Ford. A montadora anunciou que deixaria de produzir veículos no país.
No último dia 11 de janeiro, uma notícia chocou a todos os apaixonados por carros, principalmente os da Ford. A montadora anunciou que deixaria de produzir veículos no país após mais de 100 anos por conta de seus prejuízos financeiros, situação que foi agravada pela crise da covid-19. Até pensaram em demitir os funcionários, porém, no mês seguinte, tiveram que voltar atrás por conta de uma ação da justiça.
Em Camaçari-BA, estavam sendo fabricados os modelos mais recentes do Ka (hatch e sedã) e o SUV EcoSport. Já em Taubaté, interior de São Paulo era responsável pela produção de motores. Enquanto isso, a Troller era quem usava a planta de Horizonte-CE para dar vida ao T4. Anteriormente, a fábrica localizada em São Bernardo do Campo-SP já tinha fechado as portas.
Ford não saiu do Brasil
Muitas coisas ainda não foram definidas, entretanto já se sabe que o compacto e o SUV não constam mais na gama da empresa.
Em nota oficial divulgada à imprensa, o CEO da montadora Jim Farley disse que essa foi uma decisão difícil: “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro.”
Apesar de ter deixado de produzir seus modelos no Brasil, a rede de concessionárias da Ford ainda continuará no mercado. A única diferença é que eles serão importados de outros centros importantes, como a Argentina, o China e os Estados Unidos.
Ford Ranger
Bastante conhecida pelos brasileiros, a picape média está em sua quinta geração. Ela está disponível em quatro versões diferentes. A mais básica é a XL 2.2 diesel 4 x 4. A cabine simples custa a partir de R$166.790 e a dupla R$174.990.
Já a XLS 2.2 Diesel tem duas configurações: a 4×2 (R$171.090) e a 4×4 (R$203.990).
Enquanto isso, a XLT 3.2 Diesel 4×4 custa a partir de R$234.990.
Finalizando, a Ranger Limited 3.2 Diesel 4×4 é a opção top de linha e está custando a partir de R$255.990. Além disso, a gama ainda conta com as versões especiais Black 2.2 Diesel 4×2 (a partir de 179.900) e Storm 3.2 Diesel 4×4 (a partir de R$205.990).
A Argentina é o local de origem delas.
Ford Territory
Este SUV estava exposto na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018. Fabricado na cidade Nanchang, na China, ele é oferecido por aqui nas versões SEL (a partir de R$179.900) e Titanium (R$197.900). Ambas contam com o motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDi e câmbio CVT.
Ford Edge ST
Com um porte maior que o Territory, o Edge chega ao país por meio de sua versão mais apimentada. Com a assinatura da linha Sports Technologies, o veículo tem um motor 2.7 V6 Biturbo EcoBoost. De acordo com a Ford, ele gera 335 cv.
Ford Mustang
Vendido oficialmente por aqui desde 2018, ele é um dos muscle cars mais conhecidos do mundo. No final do ano seguinte, a versão V8 GT Premium foi substituída pela Black Shadow. Com motor 5.0L v8, o carro entrega 466cv a 7000 rpm.
Porém, seu futuro ainda é incerto, visto que a marca quer priorizar o mercado de SUVs. Para isso, o Mustang Mach-E SUV, que é elétrico, será lançado futuramente para completar a linha.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.