Ford Mustang sétima geração redefine experiência de condução e introduz versão inédita
Confira as mudanças introduzidas na sétima geração do Ford Mustang. O carro estará disponível para venda nos EUA a partir de 2023.
A nova geração global do Ford Mustang inaugura mais um capítulo na história do ícone, com avanços na performance, no design e na tecnologia. Além disso, a marca adiciona a versão Dark Horse, ao modelo, configuração de alto desempenho com motor V8 5.0 e potência estimada de 500 cv.
Nova geração do Ford Mustang chega com importantes aprimoramentos
A sétima geração do Ford Mustang foi apresentada essa semana, no Salão do Automóvel de Detroit, EUA e inaugura mais um capítulo na história de quase 60 anos do ícone.
O novo modelo avança em tudo que os fãs admiram no cupê esportivo mais vendido do mundo: uma experiência de direção visceral, com design empolgante, refinamento técnico e tecnologias inovadoras. O novo Mustang 2024 começa a ser vendido nos EUA no segundo semestre de 2023.
Design foi modificado sem perder o DNA do Ford Mustang
O novo Mustang tem um visual moderno e esculpido, sem abandonar sua inspiração clássica.
O teto baixo, o capô de três seções e o perfil elegante com traseira curta mantêm as proporções do modelo original dos anos 60. A bitola traseira é mais larga e o spoiler traseiro tem uma nova luz de assinatura de três barras, além de um difusor redesenhado para aprimorar a aerodinâmica.
A dianteira do GT tem uma grade mais agressiva e novas entradas de ar no capô, que refletem o aumento na potência e o aprimoramento aerodinâmico.
Além de 12 cores externas e listras com novos tons e desenhos, é possível optar por três cores nas pinças de freio Brembo: preto, vermelho ou azul. O Mustang GT tem novas rodas de alumínio de 19”, ou opcionais de 20”. As várias opções da linha incluem o motor EcoBoost 2.3, de quatro cilindros, e um modelo conversível.
As mudanças introduzidas na sétima geração
O seu cockpit, inspirado em caças a jato, é o mais tecnológico e centrado no motorista já oferecido na linha. Suas duas telas curvas e fluidas oferecem várias possibilidades de personalização.
A tela de 12,4” do painel tem um padrão visual em tom cobre ultramoderno, compartilhado com o Mustang Mach-E, e pode ser configurada com diferentes cores e designs, incluindo mostradores clássicos do Mustang.
Na central multimídia SYNC 4 é possível personalizar os modos de condução girando o carro virtualmente na tela de 13,2”, como num videogame. Além de acesso a Apple CarPlay e Android Auto, ela vem com Amazon Alexa para comandos de voz.
Alguns botões físicos, como o do volume do áudio e do ar-condicionado, foram removidos e integrados ao painel digital – uma preferência revelada nas pesquisas tanto pelos clientes tradicionais do veículo como pelos das novas gerações.
Outra novidade é o Remote Rev, que permite acelerar o carro remotamente pelo chaveiro, liberando o ronco do motor. O acabamento das versões premium inclui materiais “soft-touch”, volante de base reta revestido em couro com costura contrastante, carregador sem fio para celular e entradas USB no alto para câmeras e outros dispositivos.
O sistema de som B&O, com 12 alto-falantes e subwoofer, traz o recurso Electronic Sound Enhancement que amplifica o som do motor.
Tecnológico e conectado
Os recursos de assistência ao motorista do novo Mustang incluem reconhecimento de sinais de velocidade, piloto automático adaptativo inteligente com stop-and-go e assistentes de centralização de faixa, de manobras evasivas e de frenagem de ré.
Há ainda o controle ativo de mitigação de buracos, que ajusta a resposta da suspensão através do monitoramento contínuo da carroceria, da direção e dos freios.
Motor V8 de quarta geração
O novo Mustang entrega uma experiência de direção ainda mais empolgante com o motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, o naturalmente aspirado mais potente já oferecido na linha. Além de uma inovadora caixa dupla de entrada de ar, ele conta com acelerador de corpo duplo que reduz as perdas por indução.
Além da avançada transmissão automática de 10 velocidades, que se adapta a cada modo de direção, a Ford continua a oferecer a transmissão manual de seis velocidades, com “rev-matching” de série que ajuda a manter a rotação do motor no pico de torque entre as trocas, aumentando a precisão, refinamento e emoção.
Ao todo, o carro tem seis modos de condução, que ajustam rapidamente a resposta da direção, do motor, da transmissão e do controle eletrônico de estabilidade. Além dos modos normal, esporte, escorregadio, drag e pista, há uma configuração personalizada, com até seis perfis individuais.
Nova versão Dark Horse
O grande destaque da nova geração é o Mustang Dark Horse, primeira série de alto desempenho da linha em 21 anos, desde o lançamento do Mustang Bullitt em 2001. Com visual sofisticado e intimidador e um novo V8 5.0 com potência estimada de 500 cv, ele chega para criar um novo padrão de desempenho nas ruas e nas pistas.
O propulsor está aliado com uma transmissão manual Tremec de seis velocidades, igualmente exclusiva, ou automática de 10 velocidades com “paddle shifters” esportivos.
Além disso, o Mustang Dark Horse tem um ajuste de chassi exclusivo, barras estabilizadoras traseiras maiores, amortecedores MagneRide e sistemas de resfriamento dos freios, do eixo traseiro e do óleo do motor.
É equipado também com freios dianteiros Brembo de seis pistões e diferencial traseiro Torsen. As rodas dianteiras são de 19×9,5” e as traseiras de 19x10”, com pneus Pirelli P ZERO.
Estilo sofisticado e ameaçador do novo Ford Mustang Dark Horse
O Mustang Dark Horse traz uma linguagem de design nova e refinada, que destaca o seu foco em performance.
A frente tem faróis de LED escurecidos, grade preta brilhante e para-choque exclusivos, com “presas” de alto brilho. A traseira exibe uma asa traseira fixa com difusor inspirado em corridas e ponteiras quádruplas de escapamento.
O Mustang Dark Horse exibe também um novo emblema de cavalo, presente na frente do veículo, nos para-lamas, no porta-malas e nas soleiras das portas, bem como no painel de instrumentos e nas telas digitais da cabine.
A versão Mustang Dark Horse tem uma pintura metálica exclusiva, o Blue Ember, tom frio e escuro que emite um brilho quente quando capta a luz, além de várias opções de gráficos no teto e no capô.
O interior traz bancos na cor azul Deep Indigo Blue com acabamento perfurado e costuras azuis contrastantes, aplicadas também no volante, painéis das portas, base do câmbio e console. Os cintos de segurança também são exclusivos, na cor azul.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.