Além da potência e estilo, o Ford Mustang tem muita história para contar. Em meio século de existência, o modelo passou por uma série de adaptações e reformulações mecânicas e visuais. A Ford divulgou informações sobre 10 protótipos do esportivo (criados entre 1961 e 1971) . Apesar de inspirarem ideias, os conceitos nunca foram fabricados. Confira:
1961 – Os protótipos iniciais já criavam a imagem do que seria o Mustang. O modelo da foto foi batizado de Aventura e posteriormente passou a se chamar Allegro. Ele foi rejeitado por só ter dois lugares | Foto: Divulgação
1962 – Uma equipe de design liderada por Gene Bordinat definiu as dimensões que foram usadas no modelo final do Mustang | Foto: Divulgação
1963 – O modelo de argila já apresenta linhas bem próximas às definitivas do Mustang. A dianteira ainda tem um puma no lugar do cavalo, mas a inscrição Torino já estava marcada no painel | Foto: Divulgação
1964 – Com o objetivo de concorrer com modelos europeus, como Jaguar, MG e Austin, a Ford cogitou fabricar um Mustang de dois lugares. O veículo teria as mesmas linhas, mas seria um pouco menor | Foto: Divulgação
1965 – A Ford aproveitou o sucesso do esportivo para sugerir uma versão de quatro portas, mas a proposta não saiu do papel | Foto: Divulgação
1966 – Com foco no mercado europeu, a montadora desenvolveu uma versão com carroceria familiar de duas portas | Foto: Divulgação
1966 – O esportivo Mach I Concept foi apresentado no Salão de Detroit. O objetivo era criar um carro para ser uma atualização do Mustang. Apesar de nunca ter sido fabricado, alguns elementos do protótipo foram incorporados no Mustang II | Foto: Divulgação
1971 – O modelo foi completamente renovado. A única característica que se manteve foi o emblema do cavalo na dianteira | Foto: Divulgação
1971 – Com silhueta diferente, o modelo volta com faróis separados e grade da segunda geração | Foto: Divulgação
1971 – Em busca de novas ideias, a Ford contratou o estúdio italiano Ghia para repaginar o novo Mustang. Apesar de ser elegante, o veículo não combinava com o estilo da marca | Foto: Divulgação