Ford mostra versão real do carro virtual Team Fordzilla P1

A Ford apresentou uma versão em tamanho real do carro de corrida virtual Team Fordzilla P1. Ver automóveis reais reproduzidos em jogos é algo comum, mas esta é a primeira vez que uma fabricante de veículos traz para a vida real um modelo virtual desenvolvido em parceria com jogadores – que ainda vai estrear nos games.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A criação do Team Fordzilla P1 (o nome faz referência ao Fordzilla, time europeu da Ford dedicado aos esportes eletrônicos) começou em março deste ano, quando jogadores foram convidados a votar em vários aspectos do carro pelo Twitter, incluindo a posição do motor, as configuração dos bancos e os detalhes do cockpit. Cerca de 250 mil fãs participaram do processo.

O exterior inovador do Team Fordzilla P1 foi criado por Arturo Ariño e o interior, por Robert Engelmann, designers da Ford. O carro tem estrutura monocoque, parcialmente coberta por uma capota grande e transparente, do estilo de aviões caça, protegendo o piloto e o copiloto. Além de deixar indefinidos os limites do exterior e interior do carro, essa cobertura enfatiza a sua posição de dirigir inspirada nos veículos de Fórmula 1.

O exterior do carro combina uma frente elegante, como a do Ford GT, com belos para-lamas, painéis laterais extremamente esculpidos e estruturas flutuantes conectando visualmente a cabine às rodas traseiras. Já a traseira totalmente exposta celebra a aerodinâmica e agressividade dos circuitos de corrida.

No cockpit, paineis de LED mantêm o piloto e o co-piloto informados sobre o estado da pista em sua visão periférica. Uma tela integrada no volante permite a troca de dados com a equipe no box. Todo o interior foi projetado para minimizar qualquer tipo de distração do condutor e aumentar o prazer de dirigir.

LEIA MAIS: Testamos: Nissan Leaf comprova a evolução dos elétricos
Saiba como economizar na hora de renovar o seguro do seu carro

Criação remota

O Team Fordzilla P1 é o primeiro carro da Ford construído digitalmente sem qualquer interação face a face durante todo o processo. Devido à pandemia, ele foi projetado por uma equipe que nunca se reuniu. Os participantes do projeto trabalharam remotamente em cinco países diferentes e construíram o veículo em apenas sete semanas – menos da metade do tempo convencional.

Vale destacar que o modelo tem proporções extremas. São 4.731 mm de comprimento, 2.000 mm de largura, 895 mm de altura e rodas de 21” com pneus 315/30 R21 na dianteira e 355/25 R21 na traseira.

Team Fordzilla P1 | Foto: Divulgação/Ford
Team Fordzilla P1 | Foto: Divulgação/Ford
Team Fordzilla P1 | Foto: Divulgação/Ford
Team Fordzilla P1 | Foto: Divulgação/Ford
Team Fordzilla P1 | Foto: Divulgação/Ford
Team Fordzilla P1 | Foto: Divulgação/Ford