Ford leva qualidade do som de home theater para carro

Notícias 29 de abril de 2015 Da Redação, com assessoria 0

Fabricado pela Sony, o equipamento está disponível no novo Explorer Platinum

O Explorer Platinum acaba de ser apresentado pela Ford e, entre suas principais atrações, está o novo sistema de som, com qualidade de home theater. A montadora diz, que foram necessárias mais de 100 horas para ajustar o equipamento, composto por 12 alto-falantes de alta potência, distribuídos em dez locais estratégicos, e um novo amplificador de Classe D que gera alta potência de saída sem perdas e sem esforço.

Juntos, os 12 alto-falantes têm capacidade máxima de 500 watts. Além dos alto-falantes centrais e surround, há um subwoofer com gabinete de 8 polegadas para tons graves firmes e cheios. Os woofers e tweeters das portas são cromados e trazem grades translúcidas para preservar a integridade do som e complementar o padrão de acabamento Platinum.

As bobinas dos alto-falantes também são únicas – de formato quadrado, em vez das redondas tradicionais – para maior eficiência e dispersão de calor.

Fabricado pela Sony, o som conta com o algoritmo patenteado Vivo Acoustics. No seu desenvolvimento, os engenheiros da empresa foram liderados por Giro Shiraishi, que também é primeiro violinista da Orquestra Filarmônica da Sony.

Apaixonado por música, o profissional visitou grandes teatros em Amsterdã (Holanda), Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria) e instalou microfones para medir as qualidades acústicas. O estudo elaborado por ele foi usado para recriar a experiência de uma sala de concerto nos aparelhos de áudio domésticos de ponta da Sony.

Novo Explorer Platinum

O Explorer Platinum, à venda nos Estados Unidos, é a versão mais sofisticada da linha, reunindo atributos dos modelos Sport e Limited. O seu acabamento usa padrão de execução e materiais premium, incluindo apliques de alumínio escovado e madeira acetinada nas portas e no painel. O volante revestido em couro tem aplique de madeira e aquecimento.

Já o painel de instrumentos, o apoios de braço e os paineis de porta são revestidos em couro Nirvana. O quadro de instrumentos tem uma tela digital de 10 polegadas. O veículo também é equipado com estacionamento automático, sistema de manutenção na faixa, sensor de chuva, faróis de LED, teto solar duplo e rodas de 20 polegadas.