Ford lança limitador inteligente de velocidade

Notícias 27 de março de 2015 Cleber C. Oliveira 0

A novidade foi apresentada na Europa e o S-MAX é o primeiro veículo da marca a usar o equipamento

A Ford apresentou na Europa uma nova tecnologia que ajuda o motorista a dirigir de forma mais segura e evitar multas, o limitador inteligente de velocidade. Equipado com uma câmera dianteira, o sistema reconhece os sinais de trânsito e ajusta automaticamente a velocidade máxima aos limites legais da via. O novo S-MAX, lançado no mercado europeu, é o primeiro carro da marca a estrear o equipamento, que será oferecido em outros modelos no futuro.

O equipamento permite ao motorista definir a velocidade máxima do veículo por meio de comandos no volante e conta com uma câmera montada no para-brisa que monitora os sinais de trânsito. Quando o limite de velocidade é menor que o programado ele faz a redução necessária e, se o limite aumenta, é novamente reprogramado.

Como explica a montadora, o limitador inteligente de velocidade é capaz de atuar numa faixa de 30 a 200 km/h e produz desaceleração suave, reduzindo a alimentação de combustível para o motor em vez de aplicar os freios. Se o veículo ultrapassar a velocidade programada em uma ladeira, por exemplo, ele dispara um alarme.

O equipamento também se comunica com o sistema de navegação de bordo para ajudar a manter a velocidade dentro do limite, principalmente em rodovias longas, onde as distâncias entre as placas de sinalização são maiores. Caso necessário, o motorista pode desativar temporariamente o sistema, pisando firmemente no acelerador.

Ford S-MAX
Ford S-MAX (Fotos: Divulgação)

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *