Ford Ka foi o mais comercializado em plataforma; veja ranking
Mesmo fora de linha, o Ford Ka faz bastante sucesso no mercado de usados. Mais uma vez, ele fechou um mês como o carro mais vendido da plataforma Carupi.
O Ford Ka pode ser considerado um dos grandes ícones do mercado automotivo brasileiro. O compacto da montadora norte-americana foi vendido por aqui por mais de 20 anos e esteve entre os principais hatches do mercado.
Na última geração, ganhou até uma versão sedã. Mesmo fora de linha, ele ainda faz bastante sucesso no mercado de usados. Mais uma vez, ele fechou um mês como o carro mais vendido da plataforma Carupi. Veja ranking completo!
Ford Ka foi responsável por 6,5% de todas as vendas na Carupi; saiba mais
De acordo com dados da empresa, ele foi responsável por 6,5% de todas as vendas realizadas em setembro. E este número considera todas as gerações deste automóvel bastante conhecido em todo o mundo. Por aqui, ele foi lançado no ano de 1997 ainda em sua versão de duas portas. Este modelo ganharia duas reestilizações antes de chegar a sua segunda geração, em 2007.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Este modelo não era exatamente o mesmo vendido na Europa. Entretanto, ganhou mais espaço interno e equipamentos. Ele permaneceria até o ano de 2014. Neste ano, foi lançada a terceira geração trazendo as tão sonhadas portas traseiras. Além disso, foi lançado o Ka Sedan. Este tinha como principais atributos o espaço interno e o porta-malas de 445 litros.
O carro é apenas uns dos modelos da montadora que aparecem no Top 5. O hatch Ford Fiesta, por exemplo, está na quarta posição. O irmão maior do Ka representa 3,3% das vendas de todo os veículos. Apesar de não ser mais feito no Brasil, ele ainda está sendo oferecido em outros lugares. Na Europa, por exemplo, passou por boas mudanças em seu visual.
Ele está empatado com o EcoSport, que também pode ser encontrado em alguns mercados. O carro foi um dos primeiros SUVs compactos nacionais. Estes números mostram que carros da Ford ainda são bem aceitos mesmo após ela passar a vender apenas produtos importados. Vale lembrar que tanto o Ka quanto o Fiesta também aparecem entre os dez automóveis de passeio mais comercializados no ranking da Fenabrave.
“No início deste ano, a americana Ford anunciou que iria encerrar a produção no Brasil e passaria a comercializar no país apenas modelos importados. Esse volume de vendas na Carupi pode ser reflexo dos proprietários com receio de ficar sem assistência ou garantia, embora a montadora afirme que continuará prestando os serviços”, comenta Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi.
Carros da Honda também se destacam
Outra fabricante que também se destacou nas vendas foi a japonesa Honda. Entre os seis primeiros colocados, dois veículos estão sendo produzidos pela montadora asiática. O sedã médio Civic aparece logo depois do Ford Ka. Ele teve uma participação de 4,8% de todas as vendas realizadas na plataformas no último mês. O carro é fabricado em terras brasileiras desde os anos 90.
Já o CR-V está na sexta posição do ranking. Este modelo representa a marca na categoria dos SUVs médios e tem o espaço interno como uma de suas principais qualidades. De acordo com a Carupi, o carro possui uma fatia de 3,1% dos modelos comercializados na plataforma.
Outros modelos importantes do mercado nacional também aparecem nesta lista. Este é o caso do Hyundai HB20, que foi o automóvel de passeio mais vendido no mês passado. Já seu maior concorrente, o Fiat Argo, teve 3,9% da comercialização. Peugeot 2008, VW Fox e VW Tiguan também possuem um bom volume de vendas.
Este é um mercado que vem crescendo bastante nos últimos anos. Com a pandemia e com a crise dos semicondutores, a procura por carros seminovos e usados aumentaram em todo o País. A Carupi, por exemplo, registrou um aumento de 14% nas vendas deste tipo de veículo em setembro.
Ranking completo Carupi
Modelo (vendas/comercialização)
- Ford Ka (6,5% )
- Honda Civic (4,8%)
- Fiat Argo (3,9%)
- Ford Fiesta e Ford Ecosport (3,3%)
- Honda CRV (3,1%)
- Peugeot 2008, Volkswagen Fox e Tiguan (entre 3,1% e 1,4%)
https://www.youtube.com/watch?v=aAs7O1BqxCw
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.