Ford GT estreia versão de pista com mais de 800 cv de potência

Feito exclusivamente para as pistas de corrida, o Ford GT Mk IV 2023 faz uma homenagem ao passado do modelo e custa quase R$ 9 milhões

Após o anúncio da série especial do Ford GT para as ruas, a fabricante apresentou nos Estados Unidos a versão final do modelo feito exclusivamente para as pistas de corrida. O GT Mk IV 2023 é considerado pela própria marca o modelo mais radical criado na linha, com mais de 800 cv de potência. 

O modelo conta com motor EcoBoost biturbo, transmissão de corrida, carroceria alongada de fibra de carbono e suspensão exclusiva Adaptive Spool Valve (ASV), da Multimatic.

Ford GT é inspirado em carro campeão das 24 Horas de Le Mans nos anos 60 (Foto: Divulgação/Ford)

Ford GT Mk IV terá unidades limitadas

Serão 67 unidades do Ford GT Mk IV construídas artesanalmente nas instalações da Multimatic em Ontário, no Canadá. Esse número é uma homenagem ao ano em que o carro original venceu as 24 Horas de Le Mans. O modelo tem preço a partir de US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 9 milhões) e os interessados em pagar essa bagatela podem se inscrever pelo site da Ford. O anúncio dos clientes selecionados será feito no primeiro trimestre de 2023, assim como o início das primeiras entregas.

Larry Holt, vice-presidente executivo do Grupo de Operações de Veículos Especiais da Multimatic, comentou que a Ford fez o pedido de criar a versão mais extrema do GT, e o Mk IV é o resultado.

“Ele tem um motor exclusivo de maior cilindrada, câmbio de competição, distância entre-eixos alongada e carroceria verdadeiramente radical para entregar um desempenho sem precedentes. Estamos orgulhosos de fazer parte da terceira geração do GT desde o seu início até este incrível modelo, que é um capítulo significativo na história da Multimatic”, apontou Larry.

Conheça a história do GT

O Ford GT Mk IV 1967 foi redesenhado do zero, com o estado da arte da tecnologia e engenharia da época, inspirado na vitória avassaladora do GT Mk II, que conquistou os três primeiros lugares do pódio nas 24 Horas de Le Mans de 1966.   

Ford GT possui mais de 800 cv (Foto: Divulgação/Ford)

Aproveitando os avanços no desenvolvimento de materiais, os engenheiros da Ford e da Kar Kraft criaram um novo chassi leve, usando uma construção de alumínio do tipo casa de abelha e uma carroceria mais aerodinâmica, que foi batizado de “J-Car”, por ser construído dentro das novas regras do Apêndice J da FIA.

Combinado com o famoso motor Ford V8 427, de 7 litros, e uma transmissão especial com sistema próprio de resfriamento que despejava a potência nas rodas traseiras, o GT Mk IV 1967 foi construído para dominar as corridas de resistência. E cumpriu a missão, voltando a vencer em Le Mans naquele ano, assim como em 1968 e 1969. 

Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile