Ford Fusion é o híbrido seminovo que mais valorizou em 2022; veja ranking
Ford Fusion Hybrid Titanium é o carro híbrido que mais valorizou este ano, aponta estudo; descubra qual foi a variação de preço do sedã
O Ford Fusion 2.0 16V Hybrid Titanium foi o carro híbrido importado que mais se valorizou em 2022. É o que aponta um estudo realizado para verificar o comportamento de preços desse segmento de veículos, que é relativamente recente no mercado brasileiro.
Dos dez veículos híbridos analisados pela Mobiauto, plataforma online de compra e venda de veículos, nove apresentaram valorização. “Os importados viram seus preços de novos serem majoritariamente reajustados, o que puxou as cotações de seminovos também para cima”, afirma a startup.
Confira o ranking de híbridos seminovos liderado pelo Ford Fusion
O levantamento partiu da seguinte premissa: o consumidor brasileiro poderia ficar receoso com um custo de manutenção mais elevado dos híbridos seminovos, em razão da complexidade eletrônica desses modelos, que utilizam módulos sofisticados para gerenciar a propulsão do motor a combustão, a do elétrico e a forma como as duas interagem.
“Ainda que esse custo de manutenção pareça mais alto que modelos convencionais, movidos apenas por motores térmicos, o fato é que essa realidade ainda não se aplica”, conclui a pesquisa.
Foi analisado o comportamento de preços dos dez modelos com maior volume de negociações, com ano/modelo entre 2018 e 2022: BMW i3, 530e e X5; Ford Fusion; Lexus NX 300 e UX 250H; Toyota Corolla, Corolla Cross e RAV4; e Volvo XC60. “Haveria diversos outros modelos a serem incluídos na pesquisa, mas a movimentação desses carros no mercado de seminovos é bem tímida”, ressalva o coordenador do estudo, Sant Clair Castro Jr.
Dos dez modelos pesquisados, considerando alguns ano-modelos do mesmo veículo, a pesquisa apurou vinte cotações. O campeão em valorização foi o Ford Fusion, que aumentou sua cotação em 16,79%. Veja a seguir como ficou o ranking dos nove modelos que se valorizaram de um ano pra cá:
Outro ponto mencionado pelo estudo diz respeito à variedade de opções listadas. “Você encontra modelos da Toyota, que é a marca com maior número de opções entre os melhores colocados, bem como importados de altíssimo luxo, caso da BMW, e até modelos fora de linha, como o campeão da pesquisa, o Ford Fusion”, ressalta Castro Jr.
“Quando modelos tão diversificados apresentam percentuais tão próximos, isso nos ensina que a compra de um carro híbrido seminovo, no Brasil, não tem ocorrido por essa característica técnica. E sim por outros atributos”, afirma o consultor.
“Poucas semanas atrás, nós fizemos uma pesquisa com os modelos hatches aventureiros do mercado nacional, enfatizando a variação de preços de Chevrolet Onix Activ, Fiat Uno Way etc. Bom, esses carros ganharam 3,61% no último ano. Ora, isso dá uma diferença média de cerca de 4% em relação aos híbridos, o que não é ruim”, compara.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.