Ford Fusion é o híbrido seminovo que mais valorizou em 2022; veja ranking

Ford Fusion Hybrid Titanium é o carro híbrido que mais valorizou este ano, aponta estudo; descubra qual foi a variação de preço do sedã

O Ford Fusion 2.0 16V Hybrid Titanium foi o carro híbrido importado que mais se valorizou em 2022. É o que aponta um estudo realizado para verificar o comportamento de preços desse segmento de veículos, que é relativamente recente no mercado brasileiro.

Dos dez veículos híbridos analisados pela Mobiauto, plataforma online de compra e venda de veículos, nove apresentaram valorização. “Os importados viram seus preços de novos serem majoritariamente reajustados, o que puxou as cotações de seminovos também para cima”, afirma a startup.

Confira o ranking de híbridos seminovos liderado pelo Ford Fusion

BMW 530e ficou com a segunda posição do ranking  (Foto: Divulgação/BMW)

O levantamento partiu da seguinte premissa: o consumidor brasileiro poderia ficar receoso com um custo de manutenção mais elevado dos híbridos seminovos, em razão da complexidade eletrônica desses modelos, que utilizam módulos sofisticados para gerenciar a propulsão do motor a combustão, a do elétrico e a forma como as duas interagem.

“Ainda que esse custo de manutenção pareça mais alto que modelos convencionais, movidos apenas por motores térmicos, o fato é que essa realidade ainda não se aplica”, conclui a pesquisa.

Foi analisado o comportamento de preços dos dez modelos com maior volume de negociações, com ano/modelo entre 2018 e 2022: BMW i3, 530e e X5; Ford Fusion; Lexus NX 300 e UX 250H; Toyota Corolla, Corolla Cross e RAV4; e Volvo XC60. “Haveria diversos outros modelos a serem incluídos na pesquisa, mas a movimentação desses carros no mercado de seminovos é bem tímida”, ressalva o coordenador do estudo, Sant Clair Castro Jr.

Dos dez modelos pesquisados, considerando alguns ano-modelos do mesmo veículo, a pesquisa apurou vinte cotações. O campeão em valorização foi o Ford Fusion, que aumentou sua cotação em 16,79%. Veja a seguir como ficou o ranking dos nove modelos que se valorizaram de um ano pra cá:

(Fonte: Mobiauto)

Outro ponto mencionado pelo estudo diz respeito à variedade de opções listadas. “Você encontra modelos da Toyota, que é a marca com maior número de opções entre os melhores colocados, bem como importados de altíssimo luxo, caso da BMW, e até modelos fora de linha, como o campeão da pesquisa, o Ford Fusion”, ressalta Castro Jr.

“Quando modelos tão diversificados apresentam percentuais tão próximos, isso nos ensina que a compra de um carro híbrido seminovo, no Brasil, não tem ocorrido por essa característica técnica. E sim por outros atributos”, afirma o consultor.

“Poucas semanas atrás, nós fizemos uma pesquisa com os modelos hatches aventureiros do mercado nacional, enfatizando a variação de preços de Chevrolet Onix Activ, Fiat Uno Way etc. Bom, esses carros ganharam 3,61% no último ano. Ora, isso dá uma diferença média de cerca de 4% em relação aos híbridos, o que não é ruim”, compara.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA