Ford Focus 2022 ganha novo visual e tecnologias contra VW Golf

Um velho conhecido dos brasileiros passou por boas mudanças na Europa. O Ford Focus 2022 foi anunciado e ele chega com algumas novidades importantes

Um velho conhecido dos brasileiros passou por boas mudanças na Europa. O Ford Focus 2022 foi anunciado oficialmente na última quinta-feira e com ele traz algumas novidades importantes. Dentre as mais importantes, destacam-se as modificações no exterior. Sem falar das alterações no conjunto mecânico. Tudo para se manter atualizado com relação aos seus concorrentes. Estes foram remodelados recentemente.

Ford Focus (Foto: Divulgação/Ford)

Ford Focus 2022 ganha novo visual e tecnologias contra VW Golf

A montadora vem fazendo uma série de reformas em sua gama. O hatch médio é o terceiro em menos de um mês. Anteriormente, a Ford lançou o Fiesta 2022 e o Tourneo Connect. Agora, chegou a fez do Focus. Atualmente, ele está na quarta geração. As três primeiras modelo foram vendidas no Brasil entre 2000 e 2019. E ele fez bastante sucesso. Agora, só está a venda no mercado europeu.

Ford Focus (Foto: Divulgação/Ford)

Sua data de lançamento não foi divulgada. Os preços idem. O que se sabe é que ele estará sendo comercializado nas configurações hatch e perua. Duas categorias que fazem bastante falta por aqui. Estes dois modelos terão os mesmos rivais. Estamos falando do Peugeot 308 e do VW Golf, que também são vendidos nas mesmas configurações do carro da marca do oval azul.

Vale ressaltar que ambos ganharam novas gerações neste ano. E agora foi o Focus que ganhou novidades. Elas afetaram todas as versões (Connected, Titanium, Active, ST Line e ST). Na fotos, podemos ver que a grade dianteira, por exemplo, ganhou um novo desenho. Cada versão tem um desenho diferente.

Nos modelos mais baratos, ela tem barras na horizontal. Já no modelo aventureiro Active, os filetes estão orientados na vertical. Já o logotipo da marca foi reposicionado. Enquanto isso, o conjunto óptico traz novos faróis com luzes de LED.

Ford Focus (Foto: Divulgação/Ford)

Em algumas versões, elas possuem a tecnologia LED Matrix. Passando para as lanternas traseiras, elas passam a contar com detalhes escurecidos (nos modelos hatch e perua). As lanternas de LED podem ser escolhidas opcionalmente.

Focus ST

Ford Focus ST (Foto: Divulgação/Ford)

Ford Focus ST (Foto: Divulgação/Ford)

Uma versão do Ford Focus 2022 que se destaca é a ST. Este modelo foi desenvolvido pela Ford Performance. Tanto na configuração hatch quanto na perua, você encontrará alguns diferenciais. A grade frontal possui um design “colmeia de abelha”. Outros detalhes deixam o visual mais esportivo, como os aberturas laterais grandes, as saias laterais e os spoilers (frontal e trasiero).

Sem falar do difusor traseiro. As rodas de 18 polegadas possuem um novo visual. Seu interior também traz itens exclusivos. Sob o capõ está o propulsor 2.3 EcoBoost. Sua potência máxima é de 280 cv e torque de 420 Nm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de sete velocidades. Para melhorar a experiência, o carro conta com paddle-shifts.

Interior

Ford Focus (Foto: Divulgação/Ford)

Os ocupantes do Ford Focus 2022 também notarão as novidades internas do veículo. Uma das principais é a grande tela de 13,2 polegadas. É nela que estará o novo sistema multimídia SYNC 4. Ela permite que o proprietário faça atualizações remotas. O moderno sistema FordPass Connect também está disponível neste modelo. Sem falar do Android Auto e Apple CarPlay (sem fios).

O conforto de todos também foi pensado. Agora, os controles do ar-condicionado são feitos por meio da central multimídia. O carro ainda traz alguns itens de segurança bastante interessantes, como o detector de ponto cego, o Park Assist e os alertas de tráfego cruzado.

Conjunto mecânico

Ford Focus (Foto: Divulgação/Ford)

Na hora de comprar seu Ford Focus 2022, o cliente pode escolher entre as mais diversas opções de motorização. O motor 1.0 EcoBoost Turbo (três cilindros), por exemplo, pode gerar 100 cv , 125 cv ou 155 cv. Eles podem vir acoplados  a uma transmissão manual de seis velocidades ou a uma automatizada de sete marchas PowerShift.

Se você escolher as duas últimas, terá a disposição um sistema híbrido (de nível leve) de 48 volts. Ele ajuda o carro a ter um bom consumo.  A montadora ainda oferece algumas versões com o motor 1.5 EcoBlue movido a diesel. Neste caso, ele pode produzir tanto 95 cv quanto 120 cv. São duas as opções de transmissão: manual de seis velocidades e automática de oito velocidades.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile