Ford faz acordo com o Governo da Bahia para utilização imediata da fábrica

Governo da Bahia e Ford fazem acordo para destinação de fábrica de Camaçari na Bahia. Veja quem adquiriu a unidade.

A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. 

Ao longo de 20 anos, Ford chegou a produzir 250 mil carros por ano – Foto: Divulgação

Ford entrega imóvel de fábrica de Camaçari ao Governo da Bahia

De acordo com o material divulgado pela montadora esse contrato segue a legislação estadual existente.

Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana.

Inaugurada em outubro de 2001 e descontinuada em 2021, a fábrica da Ford em Camaçari recebeu investimentos iniciais de US$ 1,2 bilhão, em valores da época.

Ao longo dos vinte anos de Bahia, a montadora chegou a fabricar 250 mil carros por ano. Além disso, em 2015 alcançou a marca de 1 milhão de veículos produzidos. No entanto, sua saída do Brasil encerrou um ciclo de sucesso no país. 

Atualmente, alguns dos veículos da marca no país são produzidos na Argentina e México, como é o caso da Ranger e do Territory. 

Fábrica vai para BYD 

Em julho, a BYD anunciou a compra da fábrica de Camaçari, mas os números não foram divulgados. Na ocasião, a montadora chinesa anunciou durante cerimônia na capital baiana com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), investimentos na casa dos R$ 3 bilhões. 

BYD Dolphin será um dos primeiros modelos produzidos em Camaçari – foto: Divulgação

A produção estimada será de 150 mil unidades por ano, mas pode chegar a 300 mil unidades já na primeira fase de implementação. A princípio, os carros produzidos vão alimentar o mercado local e latino e até europeu. 

A inauguração da unidade está prevista para este mês, inclusive com a presença do CEO da montadora, Wang Chuanfu.

A nova fábrica começa a operar no segundo semestre de 2024 com a produção de modelos como o Song Plus e Dolphin (já confirmados). 

Histórico no país

Esta não é a primeira fábrica BYD no país, mas será a maior e com linha de produção mais sofisticada. 

Em 2015, a empresa inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). 

Em 2017, a segunda fábrica, também em Campinas, no entanto, destinada a produção de módulos fotovoltaicos. 

A terceira operação, voltada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), veio em 2020 no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile