Ford F-150 é a primeira da categoria com câmbio automático de 10 marchas
A Ford apresentou mais um avanço da picape F-150. Depois de introduzir a carroceria de alumínio de nível militar, a montadora a equipou com transmissão automática de 10 velocidades, que proporciona maior aceleração e desempenho comparado às tradicionais de seis marchas. E para incrementar ainda mais essa inovação, a empresa também criou um mostrador no painel do tipo “contagem regressiva”, como os usados no lançamento de foguetes.
O novo câmbio de 10 marchas trabalha junto com o motor EcoBoost 3.5 de segunda geração de 62 kgfm de torque. Ele também foi projetado para funcionar com o sistema Auto Start-Stop, item de série com partida rápida. Segundo a fabricante, este conjunto garante maior torque desde baixa rotação até o regime de pico do propulsor, ideal para cargas e reboques pesados.
O desempenho da nova transmissão se deve tanto ao escalonamento otimizado e ações para redução do atrito quanto ao uso de três marchas overdrive, que reduzem a relação do eixo traseiro para economizar combustível em velocidade, com a maior capacidade de reboque da categoria. Um conversor de torque com engate da turbina integrado também ajuda a reduzir o peso em cerca de 1 kg.
Além disso, os seus novos algoritmos adaptativos de troca de marcha monitoram mais de uma dúzia de informações do motor, da transmissão e do motorista em tempo real para garantir a marcha certa no tempo certo.