Ford explica a importância do “ponto H” do EcoSport

A medida determina a altura do quadril do motorista em relação ao solo

Lançado em 2003, o Ford EcoSport estabeleceu o padrão de vários atributos que definem os utilitários esportivos compactos. Um deles é o chamado “ponto H”, ou seja, o critério que determina a altura do quadril do motorista em relação ao solo – o nome vem da palavra “hip”, quadril em inglês.

Essa altura elevada (ou posição de comando) é que faz os condutores, especialmente as mulheres, ficarem mais confortáveis e seguros ao colocar o carro para rodar, devido ao ângulo de visão maior em relação aos outros veículos. No SUV da marca norte-americana, essa medida tem 69 centímetros, ou seja, aproximadamente 15 centímetros a mais que um hatch ou sedã compacto convencional.

EcoSport-InfográficoBanco

O ponto H não diz respeito só a posição de guiar, mas também à facilidade na entrada e saída do automóvel | Divulgação

De acordo com a Ford, o ponto H tem um papel ainda mais importante para o desenvolvimento do automóvel. “É a partir da posição do motorista que definimos os demais parâmetros da cabine, como a ergonomia de volante, painel, console e portas”, diz Luciane Maia, supervisora de arquitetura interna de veículos da marca.

Vale salientar que a medida não diz respeito somente à posição de guiar. O ponto H influencia em outros aspectos, como facilidade de entrada e saída da cabine e conforto do motorista durante longas viagens. De modo geral, quando esse ponto é mais alto, o carro oferece maior espaço interno.

“Mas é a harmonia desse conjunto que dá ao motorista a sensação de estar no comando, com todos os recursos à mão”, explica Luciane.

Outro aspecto associado ao ponto H é a altura que o carro tem do solo. O EcoSport, como garante a fabricante, consegue rodar com facilidade por estradas de terra e passar por lombadas, já que possui 20 centímetros de vão livre. Paula Bortolotti Navajas, enfermeira de Santo André, na Grande São Paulo, é dona de um EcoSport Titanium 2013 e destaca que a posição elevada de dirigir foi preponderante na escolha do carro.

“O banco por si só já é alto, mas o ajuste de altura do assento facilita a condução e me dá mais segurança. E tenho melhor visibilidade e controle entre as distâncias, o que ajuda também na hora de manobrar”, finaliza a cliente da Ford.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Igor Pinto
Igor Pinto
29 de maio de 2017 16:33

O ponto H é anterior a ECOSPORT. É nada mais nada menos que um ponto de referencia para desenvolvimento de bancos automotivo.

Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Talita Morais
Escrito por

Talita Morais

ASSISTA AGORA