Ford experimenta óculos de realidade aumentada na linha de montagem

Notícias 3 de julho de 2017 Da Redação, com assessoria 0

Os funcionários da linha de montagem da fábrica da Ford em Naberezhnye Chelny, na Rússia, estão testando um óculos 3D de realidade aumentada. O objetivo é que o acessório ajude a aumentar a produtividade do pessoal, facilitando a localização de peças no estoque. O sistema é chamado “Pick by Vision” (“Escolha pela Visão”) e não exige mais que meia hora para ser instalado e começar a funcionar.

LEIA MAIS: Testamos: Citroën C4 Picasso entrega conforto e tecnologia a todos os ocupantes
Medo de dirigir à noite? Ford cria tecnologia para detectar pedestres no escuro

O recurso de realidade aumentada foi desenvolvido pela ID-Rússia e pelo departamento de TI da Ford Sollers. Ele usa o óculos HoloLens, da Microsoft, como base. Além de ter vários sensores, o acessório é equipado com uma câmera de 2 megapixels (para identificar a posição no espaço) e projeta uma imagem com alta resolução de 2,3 megapixels para o operador.

Por meio de marcadores visuais, o óculos indica ao operador as peças que estão sendo requisitadas na linha de montagem e mostra onde encontrá-las (por meio de setas de navegação no visor).  Se o operador não estiver na caixa correta ou a quantidade de itens não corresponder ao pedido, a confirmação não é feita. Outra vantagem da tecnologia é a flexibilidade e simplicidade: se houver mudanças no estoque, um único especialista em TI pode reconfigurar todo o sistema rapidamente.

A ordem de serviço e a lista de itens são transmitidas para a interface visual via conexão wi-fi. Todas as ativações da tela virtual são feitas por gestos ou comandos de voz, deixando o operador com as mãos livres. Após cada ação, o programa confirma a sua conclusão com uma mensagem no visor, reduzindo o número de erros e tornando todo o processo mais rápido.

No vídeo, veja o óculos 3D de realidade aumentada em ação na linha de montagem russa da Ford:

 

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *