Ford Everest 2023 é apresentado oficialmente; veja detalhes do novo SUV

No ano passado, a Ford revelou para o mundo a nova geração da Ranger. Esta picape possui um design bastante moderno e diversos itens tecnológicos. Mas sua família ainda não estava completa. E este não é mas um problema. O Ford Everest 2023, versão SUV da Ranger, foi lançado oficialmente na última terça-feira (01/03). Dentre seus atributos, destaque para os itens tecnológicos e os equipamentos de segurança.

O novo Ford Everest foi mostrado oficialmente (Foto: Divulgação/Ford)

Tudo sobre o Ford Everest 2023

O modelo está chegando a sua terceira geração. Ele começou a ser produzido pela empresa norte-americana no ano de 2003. A nova geração será vendida inicialmente em países da Ásia e na Austrália. De acordo com a Ford australiana, o veículo será vendido por lá nas seguintes opções de acabamento: Ambiente, Titan e Sport Os australianos poderão ainda escolher pela refinada versão Platinum.

Ford Everest Ambiente (Foto: Divulgação/Ford)

Claro, as versões oferecidas podem mudar de acordo com o país. Cada uma possui sua personalidade própria. O Ford Everest 2023 chega para fazer o mesmo papel da Toyota SW4 (também conhecida como Toyota Fourtner) e a Chevrolet Trailblazer. Ou seja, ser a versão SUV da nova Ranger. Este novo utilitário esportivo traz linhas robustas e detalhes modernos. Na dianteira, ele traz faróis no formato de “C”.

No modelo Platinum, elas possuem a tecnologia LED Matrix. Elas estão separadas por uma barra que corta o centro da grade frontal. Falando nela, ela possui um visual bastante imponente. E os detalhes podem mudar de acordo com a versão. No modelo Sport, por exemplo, ela traz moldura e barra central na cor preta. Já o modelo Platinum traz partes cromadas.

Ford Everest Sport (Foto: Divulgação/Ford)
Ford Everest Trend (Foto: Divulgação/Ford)

O para-choque do veículo também é bastante robusto. Olhando o veículo de lado, é possível perceber que a porta traseira do Ford Everest 2023  é maior que na Ford Ranger. O carro pode vir equipado com rodas de 21 polegadas. Na traseira, quem se destacam são as lanternas traseiras (em LED). Elas estão interligadas por uma barra, que cruza uma parte da tampa do porta-malas. O para-choque traseiro tm também tem um visual forte.

Interior

Ford Everest Platinum (Foto: Divulgação/Ford)

O novo Ford Everest 2023 chega para ser um carro familiar. Ela pode oferecer um bom espaço interno. Lembrando que o SUV tem capacidade para sete pessoas. Da mesma forma que a Ranger, ele possui um bom aparato tecnológico. Atrás do volante está, por exemplo, o painel de instrumentos digital. O tamanho varia de acordo com a versão: oito polegadas (Ambiente, Trend e Sport) ou 12,4 polegadas (Platinum).

O mesmo acontece com a central multimídia. O modelo mais em conta (Ambiente) terá uma tela de 10,1 polegadas. As outras três versões contarão com uma tela de 12 polegadas. Ambas estarão orientadas na vertical e contarão com o sistema SYNC 4A. Uma funcionalidade que pode ajudar o condutor é a câmera 360º.

Ford Everest Platinum (Foto: Divulgação/Ford)

Falando nisso, o carro oferece alguns equipamentos de assistência ao condutor e de segurança interessantes. Dentre eles, podemos destacar os nove airbags, o Active Park Assist 2.0, o controle de cruzeiro adaptativo inteligente, o sistema de manutenção de faixa, detector de ponto cego e entre outros. Este carro ainda pode vir com bancos dianteiros com ventilação (e aquecimento) em couro premium, teto panorâmico entre outros itens.

Conjunto mecânico

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Ford Everest Platinum (Foto: Divulgação/Ford)

Outro detalhe que depende do mercado onde o Ford Everest 2023 será vendida e a versão escolhida é a motorização. Algumas versões podem vir com um motor 2.0 turbodiesel ou um 2.0 Bi-turbo (movido a diesel). Enquanto isso, os modelos mais completos estarão equipados com o motor 3.0L turbodiesel V6. Versões com um motor 2.0 EcoBoost turbo movido a gasolina também devem ser lançadas.

Este veículo pode vir tanto com uma transmissão automática de seis velocidades quanto com uma transmissão automática de dez velocidades. Os modelos irão se dividir ainda entre aqueles com tração 4×2 e aqueles com tração 4×4. Alguns modos de condução também estarão a disposição do condutor.

Por fim, a montadora destaca usa capacidade de passagem de água (até 800 mm) e a capacidade de reboque. Agora resta saber se ele será oferecido em mercados da Europa, da América do Norte e da América do Sul (incluindo Brasil)

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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