Ford Escort XR3 completa 35 anos
O Ford Escort XR3, que foi sonho de consumo de muitos brasileiros durante a décadas de 1980 e 1990, completou 35 anos. O veículo foi lançado na Europa
O Ford Escort XR3, que foi sonho de consumo de muitos brasileiros durante a décadas de 1980 e 1990, completou 35 anos. O veículo foi lançado na Europa e chegou ao Brasil em 1983 com a mesma aparência, mas sem injeção eletrônica.
O XR3 – nome derivado de “Experimental Research 3” – era equipado com motor 1.6 a ácool com 82,9 cavalos de potência. A design exterior tinha um tom bastante esportivo por conta de recursos como teto solar de vidro com persiana interna, aerofólio dianteiro, defletor dianteiro e faróis de neblina e de longo alcance com lavadores. Na parte interna, o destaque ficava por conta dos bancos esportivos.
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Em 1985, o modelo ganhou uma versão conversível. Dois anos depois, o hatch passou por uma estilização, que deixou as linhas da carroceria mais suaves. Recursos como aerofólio, novas rodas de alumínio, painel com iluminação indireta e volante com revestimento imitando couro perfurado deixaram a versão mais estilosa e aerodinâmica.
O modelo da Ford passou a ser equipado com motor 1.8 de 99 cavalos a partir de 1989. No ano seguinte, o Escort XR3 foi redesenhado e ganhou capota com acionamento eletrônico e para-choques e saias na cor da carroceria. Em 1991, a montadora lançou a versão limitada XR3 Fórmula, que era equipada com amortecedores ajustáveis com controle eletrônico. Posteriormente, em 1992, os itens do Fórmula passaram a ser oferecidos como opcionais na linha tradicional.
Foi em 1992 que o Brasil conheceu a segunda geração do Escort nacional. O veículo contava com mais espaço interno, injeção multiponto, freio a disco nas quatro rodas e motor 2.0 com 115,5 cavalos de potência. A versão de entrada, chamada Hobby, era equipada com a carroceria antiga (que era menor) e motor 1.6.
Em 1996 a produção do Escort saiu da planta de São Bernardo do Campo (SP) e se concentrou em Pacheco, na Argentina – a fábrica do ABC Paulista abriu espaço para a montagem do Ford Fiesta. Depois de ganhar duas novas versões esportivas (Racer e RS), o Escort se despediu do mercado em 2003. Recentemente, a Ford lançou uma nova versão do modelo, que é vendida apenas na China.