Ford enfrente uma série de problemas no outro lado do mundo

Ford na China enfrenta crise: centenas de proprietários do Mondeo (2022-2025) movem ação coletiva por falhas graves no infoentretenimento. Entenda o problema do chip antigo e a queda dramática nas vendas da montadora.

A situação da Ford no mercado chinês se deteriorou com uma ação coletiva movida por mais de 360 proprietários do sedã Mondeo. O protesto, que coincide com o lançamento do novo Mondeo 2026, é motivado por falhas graves no sistema de infoentretenimento dos modelos fabricados entre 2022 e 2025.

Ford enfrente uma série de problemas na China

Os proprietários classificam os sistemas como “inutilizáveis”, relatando travamentos frequentes, falhas na navegação e reinicializações do comando de voz, especialmente em dias quentes. A principal crítica recai sobre o chip Qualcomm 820A, considerado desatualizado. Além disso, os clientes alegam que, embora a Ford tenha prometido “cabines inteligentes” e atualizações OTA, os sistemas carecem de recursos básicos de conectividade, como CarPlay e CarLife.

Um proprietário chegou a relatar uma pane total do sistema em plena rodovia, levantando sérias preocupações de segurança. 

Ao ser questionada, a Ford China afirmou que a impossibilidade de atualizar os modelos antigos se deve a diferenças de hardware em relação ao novo Mondeo, citando questões de segurança.

Ford Mondeo vendido na China - Foto: Divulgação
Ford Mondeo vendido na China – Foto: Divulgação

Os problemas da Ford não se limitam ao Mondeo. O recém-lançado Ford Bronco PHEV também foi alvo de críticas. Especialistas questionaram o design do SUV, sugerindo que ele se assemelha mais a uma cópia de um modelo concorrente nacional (o Jetour Traveller da Chery) do que ao Bronco Sport original. Além disso, recursos amplamente divulgados, como a conversão em cama e o teto elevável, são, na verdade, opcionais pagos, e não inclusos no modelo básico.

Leia aqui: Fim de uma era: Ford encerra a produção global de hatch após 27 anos

Ford China em “UTI”: Os Números do Declínio

A situação é grave e foi admitida pelo próprio presidente e CEO da Ford China, Wu Shengbo, que declarou que a empresa, que antes estava na sala de emergência, agora está na “UTI”.

Os dados financeiros corroboram o pessimismo:

  • Pico de Vendas (2016): 1,27 milhão de veículos.

  • Vendas (2024): Apenas 442 mil unidades (cerca de um terço do pico).

  • Prejuízos: Sete trimestres consecutivos de prejuízo entre 2017 e 2023.

A Ford está tentando reestruturar suas operações, criando a Ford Sales and Services Company para unificar marketing e serviços e resolver conflitos entre suas duas joint ventures (Changan Ford e JMC Ford). Contudo, com vendas em queda e sem sucesso notável em veículos de novas energias, o caminho para a recuperação na China permanece altamente incerto.

Você acha que as falhas no software do Mondeo comprometem a imagem global da Ford? Comente!

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.