Ford Edge ST sai de linha no Brasil; saiba mais
O Ford Edge ST não será mais vendido Brasil. Um dos SUVs mais velozes vendidos por aqui sai de linha após três anos. Veja os detalhes
O Ford Edge ST não será mais vendido Brasil. Um dos SUVs mais velozes vendidos por aqui sai de linha após três anos. Seus atributos principais eram o espaço interno e o motor V6 de 335 cv De acordo com o pessoal do site especializado “Motor 1.com Brasil”. o carro já não está mais no configurador da montadora.
A Ford confirmou esta informação à equipe de reportagem do site. De acordo com ela, a crise de semicondutores foi fatal para a antecipação da decisão.
Leia mais: Ford lança Mustang Ice White Edition série especial
Ford Edge ST sai de linha no Brasil; saiba mais
Este utilitário esportivo é um dos mais conhecidos da marca norte-americana. O Ford Edge está em sua segunda geração. A versão em questão é o mais apimentado da linha e pousou por aqui em 2018, quando foi um dos destaques do Salão do Automóvel de São Paulo. Nos Estados Unidos, é possível encontrar as configurações menos esportivas dele.
Na linha 2021, o Edge ST estava custando R$ 351.950. Com isso, o portfólio atual dela passa a contar com apenas quatro veículos. Além do Bronco e o Territory, que também são SUVs, a Ford importa a picape Ranger e o esportivo Mustang.
Ele era um carro que tinha bastante atributos. Um deles era o seu porte robusto e imponente. Ele media 4.796 mm de comprimento, 1.828 mm de largura e 1.736 mm de altura. Já seu visual trazia elementos da linha esportiva “Sport Technologies”. A grade dianteira, por exemplo, tinha o emblema ST. Já na traseira era possível ver o aerofólio (na cor da carroceria), antena tipo “Shark” e as saídas duplas de escape.
Esta esportividade também era mostrada no interior. Os bancos (com refrigeração e aquecimento) tinham desenho esportivo e era revestidos em couro e camurça. Enquanto isso, o volante trazia o logotipo da linha esportiva ST e contava com revestimento em couro (sem falar do ajuste elétrico de profundidade e altura).
Conforto, tecnologia e segurança também era o seu forte. O Ford Edge ST tinha um entre-eixos de 2.849 mm e levava seus ocupantes com bastante espaço. Já o porta-malas tinha espaço para 600 litros. Eles podiam aproveitar de todos os aparatos tecnológicos presentes. A central multimídia, por exemplo, trazia o sistema SYNC 3. Já o motorista contava com a ajuda do alerta de tráfego cruzado e câmera 180º.
Conjunto mecânico
Já o conjunto mecânico tornava o Ford Edge ST um dos SUVs mais velozes. Ele vinha equipado com o V6 2.7 Biturbo EcoBoost. Sua potência era de 335 cv a 5.000 rpm e torque de 54,5 kgfm a 3.000 rpm. Com ele, o carro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atingia a velocidade máxima de 209 km/h.
A transmissão era a automática de oito velocidades. A experiência ao volante era completa com o modo Sport. Você podia acessá-lo por meio de um botão no centro do seletor. Sem falar que ele podia oferecer uma tração integral inteligente AWD. Por fim, suspensão podia favorecer a esportividade, de acordo com a Ford. Tanto a dianteira quanto a traseira tinha molas mais rígidas (esse aumento era de 10% na dianteira e 20% na traseira). Sem falar que a traseira também tinha amortecedores do tipo”monotubo”.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.