Ford EcoSport 2018 tem o melhor conjunto mecânico da categoria

O Novo EcoSport 2018 chega ao mercado nacional completamente reformulado, e não apenas no design. Seu conjunto mecânico também traz uma série de novidades. Lançamento mundial da Ford, o motor 1.53C faz sua estreia no mercado brasileiro sob o capô do SUV. Por ser um três cilindros, e contar com bloco e cabeçote em alumínio, ele consegue ser mais leve e eficiente do que um equivalente de quatro cilindros.

Junto com a economia de combustível – na versão manual, faz 8,3/11,6 km/l com etanol/gasolina na cidade e 9,0/13,1 km/l com etanol/gasolina na estrada, e na automática, roda 7,1/10,4 km/l com etanol/gasolina na cidade e 8,9/12,8 km/l com etanol/gasolina na estrada –, o propulsor ainda entrega bom desempenho: são 137 cv com etanol e 130 cv com gasolina. É o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado: 91,5 cv por litro.

Entre suas diversas vantagens técnicas estão velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, para melhor eficiência; bomba de óleo variável, que regula a pressão interna; duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape; e sistema de partida a frio, que dispensa o reservatório auxiliar de gasolina para partida quando abastecido com etanol.

O Novo EcoSport 2018 conta ainda com outra opção de motorização: 2.0 Direct Flex. Herdado do Focus, e líder em potência na categoria, gerando 176/170 cv com etanol/gasolina a 6.500 rpm, foi o primeiro motor bicombustível equipado com injeção direta de combustível.

Com torque de 221 Nm (etanol) e 202 Nm (gasolina), ambos atingidos a 4.500 rpm, 15% maior na comparação com a versão anterior, o propulsor tem comando variável de válvulas, bloco, cabeçote e cárter de alumínio. Com ele, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.

Transmissão automática de seis marchas

Outra novidade do Ford EcoSport 2018 é a nova transmissão automática de seis velocidades. Disponível para as configurações SE, FreeStyle e Titanium, ela conta com um conversor de torque de alta eficiência e consegue realizar as trocas de marcha com suavidade.

Há também um modo manual, que pode ser ativado por meio das borboletas(Paddle Shift) localizadas atrás do volante. E o novo câmbio incorpora ainda um sistema de troca eletrônica com aprendizado adaptativo, que otimiza o desempenho, e não necessita de troca de óleo.

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Erica Franco
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