Ford e laboratórios MIT desenvolvem projeto de mobilidade nos EUA

A Ford está desenvolvendo um projeto de mobilidade junto com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. Os objetivos são medir o movimento de pedestres e ajudar a prever a necessidade de transporte público programado em áreas urbanas.

No estudo, uma frota de carros elétricos equipados com sensores LiDAR e câmeras vai circular pelo campus da Universidade de Cambridge, em Massachusetts, e nas ruas da cidade, coletando dados que ajudarão a direcionar o serviço de ônibus e vans para os locais de maior fluxo.

A pesquisa do MIT está sendo conduzida pelo Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do Aerospace Controls Lab (ACL), que desenvolve sistemas autônomos e de controle para aeronaves, naves espaciais e veículos terrestres.

Carona pelo aplicativo

Os pesquisadores da Ford e do MIT planejam iniciar o serviço em setembro, com um grupo de estudantes e professores. Os participantes vão usar um aplicativo móvel no smartphone para chamar um dos três veículos elétricos até o local onde estão para serem levados a outro destino no campus.

É importante lembrar que os elétricos são pequenos o suficiente para rodar nas calçadas do campus sem atrapalhar o tráfego de pedestres e, ainda, contam com cabine protegida para enfrentar o inverno rigoroso da região.

Alguns fatores como condições climáticas, horários de aula e hábitos dos estudantes e professores em diferentes semestres, também afetam o movimento de pedestres e são levados em conta durante o estudo. Vale frisar que a pesquisa faz parte dos mais de 30 projetos desenvolvidos pela Ford em parceria com universidades dos Estados Unidos, da Alemanha e da China, dentro do plano Ford Smart Mobility, para buscar novas soluções de mobilidade.

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile