Ford desenvolve traje do sono para mostrar os perigos de dirigir cansado

Notícias 6 de dezembro de 2018 Da Redação 0

Dirigir cansado é tão perigoso quanto assumir o volante após ter ingerido bebidas alcoólicas. De acordo com uma pesquisa feita pela Comissão Europeia, a fadiga é a principal causa em até 20% dos acidentes de trânsito. De acordo com especialistas, permanecer acordado por períodos superiores a 18 horas pode prejudicar as habilidades do motorista da mesma forma que exceder o limite de consumo de bebidas.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A Ford desenvolveu um traje do sono que permite aos usuários experimentar os efeitos que o cansaço pode causar. A roupa conta com óculos especiais que simulam exaustão extrema, incluindo pequenos cochilos – uma resposta incontrolável ao cansaço. Os cochilos podem fazer com que os motoristas dirijam às cegas por 10 segundos ou mais, mesmo que seus olhos ainda estejam abertos, tempo suficiente para percorrer centenas de metros. E é possível que eles nem se lembrem disso.

Usado em conjunto com um boné, um colete e pesos nos braços e tornozelos, totalizando peso adicional de mais de 18 quilos, o efeito geral demonstra o grau de limitação dos motoristas cansados. “Quem dirige cansado corre o risco de guiar como um zumbi, tornando-se um perigo para si mesmo, para os passageiros e todos que estiverem ao redor”, afirma o Dr. Gundolf Meyer-Hentschel, CEO do Instituto Meyer-Hentschel, na Alemanha, que desenvolveu o traje do sono a pedido da Ford.

Assista ao vídeo que mostra o traje do sono em ação: