Ford desenvolve tecnologia antirruído para carros de luxo

 Montadora aposta em conceito de criar carros com interior mais silencioso

Mondeo Vignale será o primeiro veículo a receber nova tecnologia antirruído da Ford | Foto: Divulgação

Nos laboratórios da Ford em Colônia, na Alemanha, foi desenvolvido um método para tornar o interior dos carros mais silenciosos. A tecnologia antirruído estreia no Mondeo Vignale, versão premium da linha na Europa, mas deverá chegar aos outros veículos da marca nos próximos meses.

De acordo com os pesquisadores, a tecnologia emite ondas sonoras para anular os sons indesejados na cabine, como os do motor, da transmissão e do vento, e usa o mesmo princípio dos fones de ouvido com cancelamento de ruído.

A empresa informou ainda que está usando três microfones inseridos em locais estratégicos na cabine para detectar os sons “intrusos” e os neutralizar. É importante destacar que a ação não afeta a audição de música ou conversa.

Além disso, o sistema é capaz de memorizar o comportamento do motorista e do veículo para agir preventivamente. Isso acontece, por exemplo, quando o condutor decide acelerar em uma marcha mais baixa – o som da aceleração será bloqueado pelo recurso criado de forma mais ágil.

Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

wpDiscuz
Sair da versão mobile