Ford convoca novamente Ranger, dessa vez por problema em airbags
A Ford anuncia o recall de mais de 100 mil picapes Ranger por um problema que pode fazer os airbags de cortina se romperem. Saiba quais modelos estão afetados e como a montadora planeja a solução.
A Ford anunciou um novo recall que afeta mais de 100 mil picapes Ranger, dos anos modelo 2024 a 2026. A convocação, a terceira grande em poucos meses, é para corrigir um defeito que pode fazer com que os airbags de cortina laterais se rompam ao serem acionados.
Ford convoca recall de mais de 100 mil unidades da Ranger por problema em airbags
Segundo a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), o problema está no contato do airbag com uma peça interna da coluna B no momento da colisão.
De acordo com documentos registrados, o defeito pode fazer com que os airbags de cortina se rasguem ao inflarem em uma colisão, entrando em contato com a “flange de reforço interno” da coluna B.
O problema afeta os airbags dos lados esquerdo e direito das picapes Ranger fabricadas entre 9 de dezembro de 2022 e 29 de julho de 2025.
Para solucionar a questão, as concessionárias Ford instalarão escudos de proteção nas mais de 100 mil unidades afetadas. No entanto, a montadora informou que as peças necessárias para o reparo ainda não estão disponíveis e a previsão de chegada é para o quarto trimestre de 2025.
A Ford se comprometeu a notificar os proprietários novamente quando as peças estiverem prontas para que possam agendar o serviço.
Uma série de recalls
Este é o terceiro grande recall que afeta a picape Ranger desde maio. O modelo 2024 já foi convocado para uma correção em um problema na câmera de ré em maio, e um recall mais recente em agosto incluiu a Ranger 2025 em um recall geral da Ford para um defeito no servofreio.
A recorrência de recalls pode levantar preocupações entre os consumidores, mas é um procedimento padrão das montadoras para garantir a segurança dos veículos.
A Ford orienta os proprietários a consultarem o site de recalls da NHTSA ou o próprio site de recalls da Ford para obterem as últimas atualizações sobre a convocação.
Se você tem uma Ford Ranger, confira os sites de recall para verificar se o seu veículo está na lista. Você acha que a frequência de recalls pode afetar a confiança dos consumidores na marca? Deixe sua opinião nos comentários.
Leia aqui: Ação coletiva contra a Ford: Motor V8 5.0L da F-150 estaria consumindo muito óleo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.