Ford confirma Transit automática e mais duas versões para 2023

A Ford Transit terá inédita versão automática no Brasil em 2023; conheça quais são as outras duas novidades confirmadas para o utilitário

A Ford Transit contará em 2023 com três novas versões, entre elas, a automática e elétrica. Os modelos serão apresentados na Fenatran, feira do segmento que começa na próxima segunda-feira (7).

Ford Transit terá versão com transmissão automática em 2023 (Foto: Divulgação)

Ford Transit automática será apresentada na Fenatran

A Ford anunciou de uma só vez três novas versões que chegam para ampliar a linha do utilitário no Brasil em 2023: a Transit automática, a Transit chassi e a E-Transit, versão 100% elétrica. Os novos modelos serão apresentados na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, de 7 a 11 de novembro, em São Paulo.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho da Transit no mercado brasileiro. Em apenas 12 meses, a versão minibus atingiu 12% de participação, com picos de 17%. A Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em sete meses, e continua crescendo mês a mês”, diz o presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo.

Segundo o executivo, o mercado de vans está em crescimento, impulsionado pelo comércio eletrônico, e com a ampliação da linha Transit a Ford terá condições de aumentar a sua participação no segmento, com foco nas necessidades do cliente. “Vamos continuar a investir para trazer o que há de melhor em produto, tecnologia e serviços para oferecer máxima rentabilidade aos nossos clientes de veículos comerciais”, afirma.

Ford Transit será a primeira van automática do mercado

A Transit automática já é vendida na Europa e nos Estados Unidos e traz mais tecnologia para extrair a máxima eficiência do motor, com um custo de operação baixo e promessa de durabilidade.

A eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço também contribuem para tornar a operação mais econômica, segundo a Ford.

Com 10 marchas, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, a Transit automática promete entregar aceleração suave e progressiva. De acordo com a marca, isso ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas, reduzindo o consumo total da frota (auxiliado também pelo sistema auto start-stop).

Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.

Transit chassi chega no 2º semestre de 2023

A Transit Chassi chega ao Brasil no segundo semestre de 2023 para continuar o crescimento dos negócios de veículos comerciais da marca, atendendo um segmento que representa 40% do mercado de vans.

Ela será oferecida em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT. Entre outras aplicações, ela pode ser implementada como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg.

Configuração Chassi chega no segundo semestre de 2023 (Foto: Divulgação)

Ford E-Transit tem alcance de 317 km

Para atender à demanda por veículos eletrificados, principalmente na distribuição de grandes centros, a Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil e na América do Sul este mês. Ela será oferecida em um programa para grandes frotistas para entender o tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga desses clientes, de modo a oferecer a melhor opção de negócio.

Por ter a mesma carroceria da versão a diesel, bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira, a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de adaptação a diferentes aplicações. Além disso, como possui 86% menos peças de desgaste e utiliza energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor, de acordo com a Ford.

A bateria de íons de lítio de 68 quilowatts permite autonomia máxima de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. O sistema de regeneração inteligente aproveita a energia das desacelerações e frenagens para maximizar o rendimento, principalmente em uso urbano.

O carregamento é flexível, em corrente alternada ou corrente contínua. Normalmente, em 11 kW CA ele leva cerca de 8 horas e, em 115 kW CC, em 35 minutos se obtém 15% a 80% da carga.

A E-Transit – ou Ford Transit elétrica –  será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”. O veículo faz parte do investimento global de US$ 50 bilhões da Ford em eletrificação até 2026.

Versão elétrica de 317 km de autonomia (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile