Ford condenada por vender Focus com câmbio deixa vidas em risco; como está o caso

O Ford Focus com câmbio automatizado Powershift foi o responsável por fazer a marca indenizar um cliente que comprou o modelo em 2015.

Um Ford Focus com câmbio Powershift defeituoso fez a montadora perder um processo na justiça. A marca deverá pagar a um cliente, o valor do carro mais R$ 10 mil por danos morais. Entenda o caso.

Ford Focus com defeito fez a marca perder processo (Foto: Divulgação)

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Ford perde o processo após vender Focus com câmbio defeituoso

No dia 10 de janeiro desse ano, a Ford foi sentenciada a pagar uma indenização para um cliente que comprou um Ford Focus 2015 com defeito no câmbio automatizado Powershift. Os problemas apresentados poderiam colocar em risco a vida de todos os ocupantes. Dessa forma, além de restituir o valor com carro, que na época era de R$ 78,8 mil, a marca ainda foi obrigada a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil.

O cliente indenizado alegou que antes de entrar com o processo contra a montadora, tentou resolver o caso junto à concessionária onde adquiriu o veículo, realizando mais de dez visitas ao local, onde todas não obtiveram sucesso.

Dessa forma, a juíza Vanessa Maria Trevisan alegou que ficou claro o veículo apresentava vício de fabricação. Após a conclusão do processo, a Ford foi condenada pela 13ª Vara Cível de Brasília, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) a restituir R$ 77,9 mil e R$ 10 mil por danos morais ao comprador do carro.

Segundo a proprietário do Ford Focus 2025 com defeito, o modelo começo a apresentar problemas após dois meses de uso, gerando trepidação em retomadas de marcha e baixa rotação. O carro também apresentava superaquecimento e desgaste da embreagem dupla.

“O veículo se enquadra nos modelos que participam do programa de extensão de garantia da Ford, os quais têm histórico conhecido no mercado com problemas no câmbio Powershift”. Informava o laudo pericial incluído no processo.

Câmbio Powershift foi introduzido no modelo em 2013 (Foto: Divulgação)

O velho caso do câmbio Powershift com defeito

O câmbio automatizado Powershift da marca já é um velho conhecido dos mecânicos. O sistema tem fama de apresentar os defeitos citados e por conta disso, foi abandonado pela montadora há alguns anos.

Para método de comparação, a marca já realizou diversos recalls na época em que os modelos ainda incluíam o câmbio em questão incluído, além de estender a garantia para a caixa de câmbio. Porém, a solução real aconteceu quando a marca substituiu o sistema por um mais moderno e atualizado.

O Ford Focus no Brasil

O Focus chegou ao Brasil em outubro de 2000, nas versões hatch de cinco portas e sedã, com os motores Zetec 1.8 e 2.0 litros e câmbio manual de cinco marchas.

A transmissão automatizada só foi introduzida na terceira geração, em 2013, quando agregou o motor 2.0 Duratec Direct Flex de injeção direta, de 178/175 cv, e 1.6 Sigma Ti-VCT Flex, de 135/131 cv, com partida a frio sem “tanquinho” e transmissão sequencial PowerShift.

Em 2015, o Focus ganhou novos aprimoramentos de design externo, em linha com a atual identidade visual dos veículos globais da Ford.

Linha do tempo Ford Focus no Brasil (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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