Ford Bronco 2022 decepciona em vendas; saiba o motivo
Mesmo com todos os seus atributos, o Ford Bronco Sport 2022 ainda não engrenou nas vendas e vê seus principais concorrentes subirem no ranking
Nome famoso, visual moderno e tecnologias úteis. Estas talvez sejam as melhores qualidades do Ford Bronco Sport 2022. O veículo chegou ao mercado brasileiro no começo do ano com a expectativa de aquecer o mercado de SUVs médios. Ainda mais sabendo de todas as qualidades que ele possui. No entanto, ele ainda não engrenou nas vendas e vê seus principais concorrentes subirem no ranking. Saiba mais a seguir!
Ford Bronco 2022 não consegue engrenar nas vendas; preço é um dos motivos mais prováveis
O Bronco foi o principal lançamento da montadora norte-americana, desde que ela anunciou que iria deixar de fabricar carros por aqui. O Ford Bronco é um carro histórico. Ele foi lançado originalmente em 1966. No ano passado, voltou a cena após um hiato de 24 anos, quando a quarta geração deixou de ser fabricado.
Por outro lado, de acordo com a imprensa especializada, possivelmente um dos motivos da “decepção” com o modelo seria o fato de ser vendido em versão única, Wildtrak. Além disso, o preço do Bronco Sport, por exemplo, pesa no bolso – já que ele custa a partir de R$ 264.690 (mesmo diante de seus bons atributos).
Por exemplo, em abril deste ano, o carro pousou aqui no Brasil para ser o representante da marca na categoria dos SUVs médios. No entanto, parece mesmo que ele ainda caiu no gosto dos brasileiros. As vendas deste utilitário esportivo ainda não decolaram e ele está um pouco longe de alcançar o líder do segmento, que é o Jeep Compass. De acordo com a Fenabrave, apenas 752 unidades foram comercializadas desde o seu lançamento.
Sendo que seu pico de vendas foi no mês de junho, quando 214 unidades foram vendidas. Já no mês de setembro, foi o registrado o menor número de vendas (72 unidades). Todos os seus números são desde o lançamento são:
- Maio = 98 unidades
- Junho = 214 unidades
- Julho = 171 unidades
- Agosto = 106 unidades
- Setembro = 72 unidades
- Outubro = 74 unidades
Toyota Corolla Cross e VW Taos
Só para ter uma ideia, o carro que o grupo Stellantis fabrica em Goiana-PE teve 52.860 unidades. Sem falar que outros lançamentos, como o Toyota Corolla Cross e o VW Taos, possuem um volume de vendas maior.
O carro japonês já figurou entre os automóveis de passeio. Desde seu lançamento, que aconteceu em março, foram comercializadas 23.216 unidades deste veículo. Já alemão teve 3.652 unidades licenciadas. O Ford Bronco também vendeu menos que outros modelos da marca, como o Territory.
Ou seja, não é um erro dizer que ele está decepcionando. Mas, é difícil entender o real motivo. Ainda mais por conta de todos os pontos positivos que ele possui. Vale lembrar que o carro vem importado do México.
Mas, e os atributos do Ford Bronco?
Como falamos acima, Ford Bronco Sport tem a difícil missão de concorrer com os SUVs médios mais vendidos. Mas o norte-americano possui bons atributos para convencer o público. O porte imponente é um deles. Ele mede 4.386 mm de comprimento, 1.888 mm e 1.813 mm de altura.
Seu design, por exemplo, chama a atenção por trazer linhas mais clássicas. Claro, sem perder o seu lado aventureiro. Um ponto que chama a atenção é a dianteira. Sua grade é bastante esportiva e traz o nome do veículo ao centro. Debaixo do capô está o propulsor 2.0L Turbo Ecoboost GTDi. Ele pode gerar uma potência de 240 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 373 Nm a 3.000 giros. Ele está acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades.
https://www.youtube.com/watch?v=Yy3QtJkzSWU
O carro está sendo vendido apenas na versão Wildtrack. Ele está custando a partir de R$ 264.690. Ele vem de série com nove airbags, controle eletrônico de estabilidade, sistema de monitoramento de ponto cego, ar-condicionado automático digital dual-zone, rodas de liga leve de 17 polegadas, câmera de ré, sistema multimídia de oito polegadas (SYNC Touch) e entre outros.
Com informações de Fenabrave e Guia do Carro
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.