Ford avança em estratégia de ser neutra em carbono até 2050
Veja quais estratégias a Ford irá adotar para neutralizar todas as emissões de carbono; no Brasil, marca terá novos veículos elétricos
A Ford acaba de anunciar novos detalhes do seu plano estratégico de ser neutra em carbono até 2050. Ela será a primeira montadora norte-americana a incluir sua cadeia de fornecedores global na plataforma Manufacture 2030, criada para ajudar os fornecedores a medir, gerenciar e reduzir as emissões de carbono.
Ford dá novos passos para atingir a neutralidade em carbono
A Ford anunciou uma parceria estratégica com a Manufacture 2030 (M2030) – plataforma dedicada a medir, gerenciar e reduzir a pegada de carbono das empresas – para ajudar a eliminar as emissões na sua cadeia de fornecedores e atingir a meta global de neutralidade de carbono até 2050.
Ela é uma das primeiras empresas automotivas americanas a aderir à iniciativa e a primeira a incluir sua cadeia global de fornecedores na plataforma. Foi também uma das primeiras do setor a se alinhar à comunidade internacional no Acordo Climático de Paris.
“Alcançar a neutralidade de carbono é uma importante meta corporativa da Ford, que faz parte do nosso propósito de construir um mundo melhor. Ela está se tornando uma forte demanda de nossos clientes, acionistas e investidores e a cadeia de fornecedores é essencial para atingir esse objetivo”, diz o vice-presidente global da Cadeia de Suprimentos da Ford, Jonathan Jennings.
“Atingir nossas metas exigirá a redução das emissões em toda a nossa cadeia de valor, principalmente na compra de energia, bens e serviços. A M2030 é chave para nos ajudar não só a medir as emissões, mas também a montar planos de ação realistas e a traçar caminhos para alcançar nossos objetivos.”
5 mil fornecedores beneficiados
Na primeira fase da parceria com a M2030, a Ford está oferecendo a plataforma a seus mais de 5.000 fornecedores globais de nível 1 em mais de 66 países, incluindo fornecedores que ainda não estabeleceram metas de redução de carbono com base científica.
“Trabalhando juntos e alavancando nossa experiência coletiva, acreditamos que esta plataforma ajudará nossos fornecedores a obter reduções significativas de carbono e maior impacto positivo”, afirma a diretora global de Sustentabilidade, Homologação e Compliance da Ford, Cynthia Williams.
Com forte demanda por seus novos veículos elétricos, a Ford anunciou recentemente uma série de iniciativas para garantir o fornecimento de baterias e matérias-primas para atingir uma produção anual de 600.000 veículos elétricos até 2023 e mais de 2 milhões até 2026.
Novos lançamentos eletrificados no Brasil
No Brasil, a marca programa lançar três modelos eletrificados no ano que vem – a picape Maverick Hybrid, o SUV elétrico Mustang Mach-E e a van elétrica E-Transit – como parte das suas ações locais de descarbonização.
O plano da empresa é ter mais da metade da sua produção global formada por veículos elétricos até 2030, com uma cadeia de fornecedores comprometida com a sustentabilidade e os direitos humanos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.