Ford e PUC-Rio se unem para pesquisa na área de experiência do usuário

Notícias 8 de abril de 2015 Da Redação, com assessoria 0

O objetivo é criar projetos de Design e Engenharia com inovação focada nas pessoas, de forma a antecipar suas necessidades e melhorar sua satisfação

A Ford firmou um acordo com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa voltados à experiência do usuário. O objetivo é criar projetos de Design e Engenharia com inovação focada nas pessoas, de forma a antecipar suas necessidades.

“Este é um trabalho inovador na indústria automotiva no Brasil e faz parte de um projeto maior da Ford, que criou uma área de Experiência do Usuário dentro da sua estrutura global. Ele muda o foco da inovação na engenharia, que tradicionalmente é voltada para o produto, e concentra o estudo nas necessidades do usuário”, diz Marcio Alfonso, diretor de Engenharia Veicular e Engenharia Avançada da Ford América do Sul.

E o executivo complementa: “A PUC-Rio está na vanguarda desses estudos e conta com especialistas e laboratórios equipados com tecnologia de ponta para dar suporte às pesquisas que vamos desenvolver”. A universidade possui recursos de simulação de realidade virtual, ergonomia, design social, ecodesign e moda. Entre outros equipamentos, dispõe do “Eye Tracking”, que rastreia o movimento dos olhos para detectar o que prende a atenção das pessoas.

A experiência do usuário, segundo a norma da área (ISO 9241/210), inclui emoções, crenças, preferências, percepções, reações físicas e psicológicas, comportamentos e ações que ocorrem antes, durante e após o uso de um produto. Ou seja, é de natureza subjetiva e a pesquisa da Ford com a PUC-Rio busca desenvolver métodos para captar e quantificar essas impressões para uso das equipes de Design e Engenharia durante a concepção e desenvolvimento do produto.

“Por mais que os produtos sejam globais, eles têm suas nuances para atender os costumes e as demandas de cada mercado. Na Índia, por exemplo, as pessoas preferem carros com mais espaço no banco traseiro e altura do teto, por conta da indumentária local”, explica Rodrigo Leite, designer da área de Experiência do Usuário da Ford. “Essa pesquisa vai nos ajudar a ‘pensar fora da caixa’ nos projetos de engenharia e aprofundar o estudo sobre o que o usuário quer para criar tecnologias, serviços e produtos customizados”, complementa o especialista.

[media-credit name=”Divulgação” align=”aligncenter” width=”300″]Ford - PUC[/media-credit]

*José Ricardo Bergman, vice-reitor acadêmico da PUC-Rio e Marcio Alfonso, diretor de Engenharia Veicular e Engenharia Avançada da Ford América do Sul assinaram o acordo na sede da universidade

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *