Ford apresenta nova versão esportiva para o Mustang; conheça

A Ford Performance – divisão de alto desempenho da marca estadunidense – apresentou nova versão esportiva do tradicional Mustang.

A Ford Performance – divisão de alto desempenho da marca estadunidense, voltada às provas de automobilismo – apresentou o Mustang Dark Horse R, nova versão do tradicional esportivo. O carro foi desenvolvido para o uso profissional em pistas de corrida.

Como é a nova versão esportiva do Ford Mustang

O Ford Mustang Dark Horse R será fornecido pronto de fábrica para correr na Mustang Challenge, categoria monomarca que estreia em 2024 nos Estados Unidos. A nova competição, homologada pela Associação Internacional de Esportes Motorizados (IMSA), terá um calendário com até 12 etapas e seis provas extras a partir do ano que vem.

O Mustang Dark Horse R é o terceiro modelo de corrida que é equipado com a série especial Dark Horse, ao lado do Mustang GT3 e do Mustang GT4. Ele incorpora a longa experiência da Ford Performance em corridas, com um pacote agressivo para os clientes que gostam de se divertir em competições de fim de semana, com preço a partir de US$ 145 mil (cerca de R$ 710 mil) nos EUA.

“Desde o início, quando venceu o Tour de France de 1964, o Mustang teve versões de corrida derivadas de modelos de produção”, ressalta Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “O Dark Horse R dá aos nossos clientes apaixonados não só um carro de corrida preparado de fábrica, mas também uma série de corridas para competir com outros fãs do Mustang.”

O Ford Mustang Dark Horse R foi projetado apenas para uso em pistas, mas também compartilha vários componentes com a versão de estrada. 

Ford Mustang Dark Horse R (Foto: Divulgação/Ford)

Isso inclui uma carroceria fornecida pela Flat Rock Assembly Plant – considerada a fundição mais tecnológica dos EUA –, o motor V8 5.0 com mais de 500 cavalos de potência, transmissão manual Tremec 3160, diferencial de deslizamento limitado Torsen com relação de transmissão final de 3,73 e freios Brembo. 

Aqui tem mais sobre a marca: Ford apresenta a nova geração de SUV médio concorrente do Jeep Compass

Também carrega uma ampla gama de equipamentos focados na pista:

  • Ganchos de reboque dianteiros e traseiros
  • Pontos de elevação reforçados
  • Argolas de amarração na parte inferior
  • Assento de corrida Recaro FIA
  • Volante de liberação rápida Sparco
  • Cintos de corrida Sparco FIA
  • Sistema de supressão de incêndio Sparco FIA
  • Redes de segurança Safecraft FIA
  • Controles do motorista por teclado e botão
  • Display e sistema de registro MoTeC
  • Célula de combustível
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile