Ford apresenta motor 1.5 de três cilindros; veja mais modelos com essa configuração
Na última semana, a Ford lançou seu novo motor de três cilindros no Brasil. Diferente de alguns blocos atuais, o novo modelo tem 1,5 litro.
Na última semana, a Ford lançou seu novo motor de três cilindros no Brasil. Diferente de alguns blocos atuais, o novo modelo tem 1,5 litro, enquanto que a maioria é de 1.0 e 1.2, no caso dos modelos da Peugeot e Citroën. Com 137 cv de potência e torque de 16,1 kgfm com etanol, o propulsor tem seis cavalos a mais que o 1.6 TiVCT de quatro cilindros com o combustível de origem vegetal.
O novo motor conta com muita tecnologia embarcada. Seu bloco é de alumínio e conta com coletor de escape integrado. A bomba de óleo é variável , a correia é imersa em óleo e o duplo comando de válvulas é independente. Isso permite que se atrase ou adiante a abertura delas de acordo com a necessidade da situação. Além disso, há bobinas de ignição individuais para cada cilindro.
A Ford ainda não confirmou em qual modelo o novo propulsor será utilizado. A tendência é que ele seja apresentado juntamente com o novo EcoSport, que passará por uma reestilização em breve no Brasil.
Motor da moda
Nos últimos anos, o mercado brasileiro foi inundado por motores de três cilindros. Mais eficientes, eles são na maioria das vezes mais potentes que os de quatro cilindros. Praticamente todas as montadoras que estão no País possuem ao menos um modelo com essa configuração. Para conferir alguns desses carros, veja a galeria especial do Garagem360.
Chery QQ: seu motor 1.0 de três cilindros rende 75 cv |Foto: Divulgação
Chery QQ: seu motor 1.0 de três cilindros rende 75 cv |Foto: Divulgação
Fiat Mobi Drive: essa versão é a úncia do modelo equipada com o novo motor 1.0 Firefly de 77 cv |Foto: Divulgação
9º- Fiat Mobi: 1.778 unidades |Foto: Divulgação
Fiat Uno: estreou o motor 1.0 Firefly no Brasil em sua linha 2017 |Foto: Divulgação
Fiat Uno: estreou o motor 1.0 Firefly no Brasil em sua linha 2017 |Foto: Divulgação
Ford Ka: a versão 1.0 do modelo é equipada com o propulsor de três cilindros com 85 cv de potência |Foto: Divulgação
Ford Ka: a versão 1.0 do modelo é equipada com o propulsor de três cilindros com 85 cv de potência |Foto: Divulgação
Ford Ka sedan: a versão 1.0 do modelo é equipada com o propulsor de três cilindros com 85 cv de potência |Foto: Divulgação
Ford Fiesta: a montadora alemã convocou o modelo por um problema no trinco da fechadura. Saiba mais: https://goo.gl/0t4oUD | Foto: Divulgação
Ford Fiesta EcoBoost: turbinado, ele entrega 125 cv quando abastecido com etanol |Foto: Divulgação
Hyundai HB20: Um dos primeiros nacionais com este tipo de motor, ele tem duas versões; a aspirada de 80 cv e a turbinada de 105 cv |Foto: Divulgação
Hyundai HB20S: Um dos primeiros nacionais com este tipo de motor, ele tem duas versões; a aspirada de 80 cv e a turbinada de 105 cv |Foto: Divulgação
Hyundai HB20S: Um dos primeiros nacionais com este tipo de motor, ele tem duas versões; a aspirada de 80 cv e a turbinada de 105 cv |Foto: Divulgação
Kia Picanto: usa o mesmo motor que o “primo” HB20; o 1.0 aspirado de 80 cv |Foto: Divulgação
Kia Picanto: usa o mesmo motor que o “primo” HB20; o 1.0 aspirado de 80 cv |Foto: Divulgação
Neymar – Mini Cooper | Foto: Divulgação
Nissan Versa: usa o motor 1.0 de 77 cv de potência |Foto: Divulgação
Nissan Versa: usa o motor 1.0 de 77 cv de potência |Foto: Divulgação
Peugeot 208: utiliza o mesmo propulsor do Citroën C3; 1.2 Puretech de 90 cv |Foto: Divulgação
Peugeot 208: utiliza o mesmo propulsor do Citroën C3; 1.2 Puretech de 90 cv |Foto: Divulgação
Renault Sandero: lançado no final de 2016, o motor 1.0 SCe entrega 82 cv de potência |Foto: Divulgação
Renault Sandero: lançado no final de 2016, o motor 1.0 SCe entrega 82 cv de potência |Foto: Divulgação
Renault Logan: lançado no final de 2016, o motor 1.0 SCe entrega 82 cv de potência |Foto: Divulgação
Volkswagen Up: o subcompacto tem duas opções de motores três cilindros; o 1.0 aspirado de 82 cv e o turbo de 105 cv |Foto: Divulgação
Volkswagen Up: o subcompacto tem duas opções de motores três cilindros; o 1.0 aspirado de 82 cv e o turbo de 105 cv |Foto: Divulgação
Volkswagen Gol: compacto utiliza o motor 1.0 aspirado de 82 cv |Foto: Divulgação
Volkswagen Gol: compacto utiliza o motor 1.0 aspirado de 82 cv |Foto: Divulgação
Volkswagen Voyage: sedã derivado do Gol utiliza o motor 1.0 aspirado de 82 cv |Foto: Divulgação|Foto: Divulgação
Volkswagen Fox: |Foto: Divulgação
Volkswagen Golf: TSI: hatch médio utiliza o motor 1.0 TSI turbo de 125 cv |Foto: Divulgação
Volkswagen Golf: TSI: hatch médio utiliza o motor 1.0 TSI turbo de 125 cv |Foto: Divulgação
Escrito por
Leo Alves
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.