Ford aposta em smartwatches para revolucionar interação com veículos

Relógios inteligentes estão em alta no mercado e agora poderão ser usados para controlar funções de alguns automóveis da montadora

Smartwatches poderão ser usados para controlar funções de carros da Ford | Foto: Divulgação

Cada vez mais modernos e com mais aplicativos, os smartwatches firmaram-se no mercado de gadgets da atualidade. Vendo isso, a Ford decidiu apostar na tecnologia para otimizar algumas funções de veículos elétricos e híbridos. Os relógios inteligentes poderão checar a carga e a autonomia da bateria, bloquear e desbloquear a partida, localizar onde o carro está estacionado e até ligar o ar-condicionado.

A inovação foi desenvolvida inicialmente para ser usada no Focus Electric, no Fusion Energi e no C-Max Energi. Ao final desta reportagem é possível conferi um vídeo que mostra como os veículos da marca norte-americana podem ser, de certa forma, controlados pelo AndroidWatch. Vale lembrar que o AppleWatch também pode ser utilizado para o mesmo fim.

Assim, os dois relógios ganharam aplicativos desenvolvidos pela montadora e disponibilizados pela plataforma MyFord Mobile, já utilizada em smartphones. Os programas foram desenhados com base na experiência de uso dos usuários e levam em conta o tamanho reduzido da tela do aparelho.  E alguns deles, inclusive, contam com mecanismos que reconhecem quando o motorista está olhando para o visor.

Além das funções já destacadas no início deste texto, a novidade irá permitir que os condutores recebam informações a respeito de quilometragem, consumo de energia e relatórios com análises técnicas sobre como ele se comportou no último percurso realizado. O Google Maps também foi incluido e trará a localização de estações de recarga de energia elétrica.

https://www.youtube.com/watch?v=FwloYQTEA5U

Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

wpDiscuz
Sair da versão mobile