Ford aposta em robôs para testar veículos
Montadora norte-americana tem patente da tecnologia, mas vai abrir licença para outras fabricantes utilizá-la
A Ford, em parceria com a empresa Autonomous Solutions Inc (ASI), desenvolveu uma nova tecnologia de software e componentes robóticos para o teste de veículos. A inovação reduz o tempo de desenvolvimento e projetos e evita o desgaste físico dos motoristas em testes de durabilidade. Apesar de deter a patente do projeto, a empresa informou que permitirá que concorrentes também façam uso da tecnologia.
O conjunto robótico inclui módulo de controle do volante do carro e autuadores, que têm a função de comandar o acelerador e o freio usando uma haste de metal. Dessa forma, o automóvel é programado para seguir a rota especificada previamente e tem a movimentação monitorada por uma sala de controle, com câmeras e GPS. Caso saia do caminho, os engenheiros conseguem parar o veículo para corrigir o trajeto e reiniciar os testes. Para auxiliar na frenagem, há sensores a bordo que são ativados quando um pedestre ou outro modelo cruzar o caminho.
Controlados por instrumentos robóticos, os automóveis passam por baterias de avaliações repetitivas em pistas extenuantes, capazes de simular 10 anos de direção e abusos diários em circuitos relativamente curtos. Os percursos têm superfícies de concreto quebrado, grades de metal, cascalho grosso e poças de lama, entre outros.
De acordo com Chris Danowski, diretor de licenciamento de propriedade intelectual da Ford, o “kit de testes” já está disponível para compra diretamente na ASI. “Vários fabricantes de equipamentos automotivos já encomendaram o sistema para uso nos seus testes”, afirma.
Utilizado desde 2013, os recursos receberam melhorias na precisão e tempo de reação do acelerador e do freio. Segundo a montadora, as adaptações no design também trouxeram mais simplicidade para a instalação do acessório no automóvel que está testado.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.