Ford aposta em “gamificação” para conquistar público

Marca investe em sistema de videogame para melhorar a experiência dos condutores

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Maratona Hackaton selecionou participantes para a Ford Smart Mobility Game | Foto: Divulgação

A Ford está investindo em uma estratégia um tanto inusitada para melhorar a experiência dos usuários de seus veículos. A “gamificação”, termo utilizado para o uso de recursos visuais, de desafio e recompensa, vistos geralmente em videogames, é uma das apostas da marca para o futuro próximo.

Por enquanto, a novidade vem sendo explorada aos poucos e ganhou destaque no painel do Fusion Hybrid. O visor do veículo mostra a economia de combustível obtida pelo motorista por meio do crescimento de folhas coloridas na tela.

Segundo Will Farrelly, executivo da área de experiência de inovação dos usuários da Ford, os games são um modo envolvente e gratificante de obter informações e compartilhar dados. “É uma maneira eficiente de buscar soluções para problemas da vida real. As descobertas podem trazer propostas inovadoras para mudanças no transporte urbano e no comportamento dos usuários”, conta.

O conceito também foi estruturado para ser aplicado no Ford Smart Mobility Game, competição da empresa na Europa que premia os desenvolvedores de jogos online que abordam o uso de meios de transporte de forma divertida e interativa.

O evento contou com a participação de finalistas da Gamescom, maior feira de games da Europa, e da Hackaton, maratona de 30 horas de jogatina virtual. Na próxima fase, um júri de especialistas está encarregado de apontar o vencedor, que será premiado no Mobile World Congress, em 22 de fevereiro do ano que vem.

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
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