Ford anuncia que Ranger Raptor chegará ao Brasil ainda neste ano
A Ford confirmou a chegada da Ranger Raptor ao Brasil neste ano. A picape off-road completa a oferta de versões da nova geração da Ranger.
A Ford confirmou a Ranger Raptor como um dos dez lançamentos programados pela marca no Brasil neste ano.
A picape off-road, ícone global da marca em esportividade, vai completar a oferta de versões da nova geração da Ranger, trazendo uma opção para quem busca desempenho superior e capacidade para a aventura em todo tipo de terreno.
Conheça as características principais da nova geração da Ford Ranger Raptor
A Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, inspirada nos veículos de corrida no deserto.
É uma picape de características únicas, trazendo o que há de mais avançado na motorização, potência, equipamentos e vocação off-road, incluindo amortecedores Fox e outros recursos inéditos no segmento.
“A Ranger Raptor é feita para quem quer o que há de mais avançado em performance todo-terreno. É um verdadeiro monstro das trilhas. Não há nenhuma picape da categoria que chegue perto dos atributos de desempenho que ela oferece para enfrentar os terrenos mais radicais do planeta. Assim como os demais modelos da Nova Ranger, ela chega para redefinir o padrão na categoria”, destaca Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
A linha Raptor é conhecida como a grife de veículos esportivos da Ford desenvolvidos especialmente para o off-road, com características só encontradas em modelos de competição.
Ela é mais uma opção inédita na linha da nova geração da Ranger.
Motor da Ranger Raptor tem quase 400 cv
Importada da Tailândia, a picape já circula na Argentina desde o mês de março.
O destaque da nova geração da Ford Ranger Raptor é o seu motor 3.0 V6 EcoBoost a gasolina, que gera 397 cv de potência e que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de dez velocidades, com tração 4×4.
São nada menos do que 184 cv a mais do que o produzido pela versão anterior da Ranger Raptor (213 cv).
A picape também recebeu aprimoramentos em seu sistema de tração, que agora é composto por quatro modos: 4×2 (2H), 4×4 High (4H), 4×4 Low (4L) e Automático 4×4 (4A).
O sistema de suspensão foi desenvolvido pela Ford Performance e conta com novos amortecedores Fox Shox Live de 2,5″, que se ajustam eletronicamente em até 500 vezes por segundo.
Com isso, a picape reage ao terreno e ao estilo de direção do usuário, e incorpora bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro e traseiro, que proporciona tração adicional em terrenos acidentados ou rochosos.
Design aprimorado
No que diz respeito ao design exterior, destaque para a nova grade com o nome da marca ao centro e que se integra aos faróis com tecnologia Matrix LED.
A picape também possui dois ganchos de reboque dianteiros, estribos laterais de alumínio e pneus todo terreno, que calçam as novas rodas de liga leve de 17” com design exclusivo para a versão.
No interior, o volante tem novo acabamento e agrega borboletas para troca de marchas. A iluminação interna também é toda em LED e os bancos recebem novo visual com pegada esportiva.
Eles ainda podem ser ajustados eletronicamente em até 10 posições e também contam com a possibilidade de aquecimento.
Conectividade e segurança
A Ford Ranger Raptor traz uma central multimídia com tela sensível ao toque de 12” posicionada na vertical com tecnologia SYNC 4, compatível com Apple Car Play e Android Auto sem a necessidade de cabos para o pareamento.
Também inclui o sistema de áudio premium Bang & Olufsen com oito alto-falantes, além de carregador sem fio e sistema de GPS integrado.
O quadro de instrumentos também foi modificado e traz tela de 12,4” 100% digital e configurável.
Adicionalmente, a Ford Ranger Raptor de nova geração agrega câmera de visão 360°, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial e freio de estacionamento eletrônico.
No quesito segurança, a picape agrega o pacote Ford Co-Pilot 360, que inclui:
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Assistente de permanência em faixa
- Assistente de pré-colisão com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres
- Assistente de frenagem reversa
- Assistente de estacionamento automático assistido
- Sensores de estacionamento
- Acendimento automático dos faróis
- Controle eletrônico de descida
- Assistente de partida em rampa
- Controles de tração e estabilidade
Entre os dez lançamentos da marca neste ano inclui-se a nova geração da linha Ranger 2024, oferecida inicialmente no Brasil nas versões topo de linha XLT e Limited, por valores a partir de R$ 289.990. A marca ainda não anunciou preços, mas a expectativa é de que a Ford Ranger Raptor seja ainda mais cara.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.