Ford anuncia acordo para vender fábrica de Taubaté; saiba detalhes

A fábrica da Ford em Taubaté-SP será vendida para uma empresa do setor imobiliário. Mas o acordo passar pela aprovação do CADE.

A Ford não produz carros aqui no Brasil desde o começo do ano passado. Com isso, algumas fábricas ficaram sem funcionar. Uma delas é a de Taubaté, que deve ser vendida para uma empresa do setor imobiliário.

Mas tal acordo ainda precisa ser aprovado pelo CADE. Lembrando que os modelos que estão em linha são importados de outras praças.

A Fábrica da Ford em Taubaté-SP produzia motores (Foto: Divulgação/Ford)

Fábrica da Ford em Taubaté-SP será vendida, mas acordo ainda precisa ser aprovado

Esta informação foi divulgada pela própria fabricante nesta quarta-feira (18/05). De acordo com ela, a venda da unidade, localizada no estado de São Paulo, será feita para a empresa São José Desenvolvimento Imobiliário. Elas assinaram um compromisso de compra e venda e agora poderão começar o processo de diligência conjunta.

Só que o acordo depende de uma aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Esta autarquia bastante importante, visto que possui como função o zelo pela livre concorrência entre empresas. A Ford diz que o processo deve ser finalizado no prazo de 60 a 90 dias.

“A Ford anunciou hoje a assinatura de um compromisso de compra e venda para a fábrica de Taubaté, SP, com a São José Desenvolvimento Imobiliário. A partir de agora começa o processo de diligência conjunta.

A concretização do negócio depende também da aprovação do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Todo o processo deverá ser completado no prazo de 60 a 90 dias”, diz o comunicado da Ford.

Fábrica da Ford em Taubaté-SP (Foto: Divulgação/Ford)

Estamos falando aqui de uma fábrica bastante importante. A planta da marca localizada em Taubaté-SP era operada pela Ford desde 1967. Ou seja, depois dela adquirir a Willys Overland do Brasil. Em 1974, começaram a sair de lá os primeiros motores. Agora, em 1997, ela passou também a fabrica transmissões.

Tais peças eram destinadas a modelos famosos, como o EcoSport. Só que ela acabou sendo desativada após a marca anunciar que não iria mais produzir veículos aqui no Brasil. O local contava com mais de 800 funcionários. Todos foram demitidos e as devidas indenizações foram pagas.

Outras unidades

Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo-SP (Foto: Divulgação/Ford)

A São José Desenvolvimento Imobiliário é uma construtora e ela já tinha fechado acordo (junto com a FRAM) para a compra de outra unidade fabril da Ford. Estamos falando da fábrica de São Bernardo do Campo-SP. A produção no local, onde a marca costumava fabricar o Fiesta e alguns caminhões, tinha sido fechada durante o ano de 2019.

Ou seja, antes da marca deixar o País. Já a venda para a empresa foi anunciada no ano seguinte. A expectativa é que o local vire um centro logístico.

Agora, com o anuncio de um acordo de compra e venda da fábrica de Taubaté-SP, resta saber o que acontecerá com outras duas unidades que foram importantes para a marca aqui no Brasil. Uma delas é a famosa fábrica em Camaçari-BA.

Fábrica em Camaçari-BA (Foto: Divulgação/Ford)

Esta foi fundada no ano de 2001. Dois modelos eram fabricados no local eram o Ka (hatch e sedan) e o EcoSport. Outra incógnita é o que a marca do Oval Azul irá fazer com a fabrica localizada em Horizonte-CE. Esta era responsável pela produção dos jipes da Troller. Bom, agora só nos resta esperar para ver os próximos passos da montadora norte-americana.

Foto: Divulgação/Ford

Hoje, a Ford está vendendo por aqui apenas veículos importados. E a marca já não aparece entre as marcas com mais vendidos no País. De acordo com dados da Fenabrave, a marca teve 5.413 unidades vendidas até o fim de abril (14ª colocação no ranking acumulado de vendas). Um dos modelos mais vendidos dela é a picape Ranger.

Com informações de Ford

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile