Ford anuncia acordo com trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo (SP)
A Ford anunciou nesta terça-feira (30) que chegou a um acordo com os trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
A Ford anunciou nesta terça-feira (30) que chegou a um acordo com os trabalhadores da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Segundo o comunicado da montadora, o combinado coletivo foi feito em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Acordo com trabalhadores
Os funcionários impactados pela decisão do encerramento das atividades da planta terão Plano de Demissão Incentivada (PDI), apoio psicológico, e programa de requalificação profissional com cursos realizados em parceria com o sindicato.
A Ford também cita uma possível antecipação do encerramento das atividades de manufatura, mas sem explicar como isso seria benéfico aos funcionários.
Compensação financeira
De acordo com a marca, a compensação financeira oferecida será definida com base na combinação de condições empregatícias (mensalistas e horistas), tempo de trabalho e eventual contratação do funcionário por um potencial comprador da unidade de São Bernardo do Campo.
A Ford informa que as conversas com potenciais compradores da fábrica do ABC paulista continuam. Nas últimas semanas, o grupo CAOA demonstrou interesse no complexo, mas alguns desentendimentos com o governo paulista fizeram o negócio esfriar.
Carros clássicos
Construída nos anos 1950, a planta de São Bernardo do Campo foi feita pela Willys Overland, passando para as mãos da Ford após a marca absorver o antigo grupo. Um dos modelos históricos montado no local foi o Galaxie.
Ele só teve uma geração no Brasil, mas nos Estados Unidos foram quatro modelos diferentes. Na galeria, relembre a evolução do sedã.
Primeira geração do Ford Galaxie foi lançada nos EUA em 1958 |Foto: By Bull-Doser (Own work.) [Public domain], via Wikimedia Commons
Em 1960, a segunda geração do Galaxie entrou em linha, também no país norte-americano |Foto: CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=131510
Em 1961, o modelo já trazia leves alterações na dianteira |Foto: : By GPS 56 from New Zealand (1961 Ford) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
No ano seguinte, em 1962, mais algumas mudanças de design e a traseira perdia o “rabo de peixe”, que fez muito sucesso na década de 1950 |Foto: By Lebubu93 – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20023122
Ford Galaxie 1962 (EUA) |Foto: By Lebubu93 – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20023123
Ford Galaxie 1963 sedã (EUA) |Foto: By Infrogmation (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC BY 2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.5)], via Wikimedia Commons
Ford Galaxie conversível 1963 (EUA) |Foto: By Brian Snelson from Hockley, Essex, England (Ford Galaxie) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
Ford Galaxie conversível 1963 (EUA) |Foto: By Brian Snelson from Hockley, Essex, England (Ford Galaxie) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
Ford Galaxie 1964 SW (EUA) |Foto: By nakhon100 (Ford Galaxie Country Squire 1964) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
A terceira geração do modelo foi lançada em 1965 nos EUA, sendo a única vendida e fabricada no Brasil |Foto: By Jeremy from Sydney, Australia (1965 Ford Galaxie) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
Em 1967, enfim o Galaxie chega no Brasil, mas somente na versão sedã |Foto: By The original uploader was Vee8 at German Wikipedia(Original text: Benutzer:Vee8) – Transferred from de.wikipedia to Commons.(Original text: Benutzer:Vee8), CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2080172
Algumas unidades viraram carros de serviço no Brasil, como ambulâncias e até carro fúnebre |Foto: By João Carlos Munhoz Pizzinato;cropped and lightly altered by uploader Mr.choppers – CameraZOOM-20111127124759714.jpg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18704012
Ford Galaxie LTD (Brasil): versão de luxo do modelo vendida no País |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers – DSCF0734.JPG, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18420850
Dois anos depois do lançamento no Brasil, a quarta e última geração do Galaxie era lançada nos EUA |Foto: CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=131536
Ford Galaxie 500 Coupe 1971 (EUA) |Foto: By Niels de Wit from Lunteren, The Netherlands – 1971 Ford Galaxie 500 Coupe, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=40102396
Ford Galaxie SW 1972 |Foto: By Kieran White from Manchester, England – 1972 Ford Galaxie Station Wagon, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38605611
Esse foi o último modelo vendido nos EUA do Galaxie, em 1974 |Foto: By dave_7 – originally posted to Flickr as 1974 Ford Galaxie 500, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9639346
Em 1975, a Ford promoveu uma mudança na frente e traseira do Galaxie, que recebeu o sobrenome Landau nas versões de luxo |Foto: By Amigos do Galaxie (Amigos do Galaxie – Brasil) [Copyrighted free use], via Wikimedia Commons
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.