Ford abre tecnologias patenteadas para as concorrentes
Objetivo é incentivar pesquisas e avanços no desenvolvimento de carros elétricos
A Ford vai disponibilizar o conteúdo de suas patentes sobre tecnologia de veículos elétricos. Os concorrentes terão acesso a mais de 400 documentos – eles representam mais de 20% das patentes totais geradas pela montadora no ano passado -, que ajudarão na aceleração da produção deste tipo de tecnologia.
Entre as patentes oferecidas é possível encontrar um sistema de balanceamento que aumenta a capacidade de carga e a vida útil da bateria, um de frenagem regenerativa com variação de temperatura e uma interface para monitoramento de dados do comportamento do motorista.
Os conteúdos são oferecidos por meio da área de licenciamento e comercialização de tecnologia da empresa ou da AutoHarvest, centro colaborativo de licenciamento e inovação para fabricantes de automóveis. Elas podem ser acessadas mediante o pagamento de uma taxa. A Ford detém mais de 650 patentes na área de veículos elétricos e cerca de mil pedidos pendentes.
A marca atua com seis veículos híbridos ou totalmente elétricos nos Estados Unidos: o Focus Electric, os híbridos Fusion Hybrid, C-MAX Hybrid e Lincoln MKZ Hybrid e os híbridos plug-in (com recarga na tomada) Fusion Energi e C-MAX Energi.
A montadora deve contratar mais 200 engenheiros elétricos ao longo de 2015. Eles serão responsáveis pelo desenvolvimento de novas tecnologias no Ford Engineering Laboratories.