Fora de linha no Brasil, Kia Rio deve ser descontinuado em outros mercados
O Kia Rio, hatch que teve curta passagem pelo Brasil, está com os dias contados em outros mercados, como Europa e Austrália; entenda
O Kia Rio chegou ao mercado brasileiro em 2020, porém, teve uma vida muito curta em território nacional. Por aqui, ele foi descontinuado logo no ano seguinte. Agora, o hatch também está com os dias contatos em outros mercados, como Europa e Austrália.
Kia Rio deve dar adeus aos mercados europeu e australiano
O Kia Rio parece estar com os dias contados no mercado europeu. De acordo com informações da Autocar, a montadora decidiu interromper a produção do hatch com especificações para atender o mercado local. Dessa forma, os interessados em adquirir o modelo poderão contar apenas com o que já marca possui em estoque.
É válido destacar que o Rio é produzido na fábrica de Sohari, na Coreia do Sul, onde todas as unidades são fabricadas para exportação, uma vez que o veículo também não faz parte do portfólio da marca no país asiático.
Ainda de acordo com o informado pelo portal, as unidades já produzidas são suficientes para atender o continente até o fim do ano, mesmo período em que a Kia deve anunciar o fim da vida do modelo de forma oficial. Por lá, o SUV Kia Stonic deve ser a opção usada para preencher a lacuna que o Rio deixará.
Na Austrália não é diferente. De acordo com o divulgado pela própria marca e publicado no CarExpert, a nova geração do Kia Rio não será produzida com volante na parte direita do habitáculo, dando a entender seu fim de vida no país.
No dois mercados a descontinuidade do modelo se dá pelo fato do baixo número de vendas. Em 2022, foram vendidas apenas 32,5 mil unidades em toda a Europa. Na Austrália, o número cai para 4,5 mil.
O veículo vendido em ambos os mercados é da quarta geração, que foi apresentada em 2016. Ele recebeu atualizações em 2020 e, desde então, não trouxe grandes modificações.
A curta passagem pelo mercado brasileiro
A história do Kia Rio no mercado brasileiro é semelhante. O carro era uma promessa da marca desde 2011, quando foi apresentado em sua terceira geração no mercado global. Porém, após diversos impasses, ele só foi lançado de forma oficial em janeiro de 2020.
No entanto, já em novembro de 2021, ou seja, menos de dois anos depois, a Kia anunciou a saída do modelo de seu portfólio brasileiro. Durante o período em que esteve em linha, ele vendeu apenas 540 unidades.
Nesse mesmo período, a Kia anunciava sua nova posição no mercado brasileiro e a estratégia de lançar seus primeiros eletrificados, como o Stonic e o Niro, que hoje já fazem parte do catálogo brasileiro da montadora.
Quando chegou, ele sofreu a pressão de veículos da mesma categoria que já estavam bem consolidados e eram líderes em vendas, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.