Fora de linha no Brasil, Renault Clio passa por mudança radical na Europa
Descontinuado no país há sete anos, o Renault Clio voltou a ser alvo de saudades dos brasileiros por sua modernização lá fora. Veja ficou.
Descontinuado no país há praticamente sete anos, o Renault Clio voltou a ser alvo da memória afetiva de muitos brasileiros nesta semana devido sua modernização no velho continente. Veja ficou a nova versão do modelo por lá.
Novo Renault Clio
Há cinco gerações no mercado o Renault Clio acaba de passar por nova mudança na Europa.
Desta forma, o best-seller entre os compactos da marca francesa anunciou renovação principalmente no design e na tecnologia embarcada.
O novo Clio chega sob duas versões (uma delas híbrida) com elementos que destacam a ”preocupação ambiental” da marca.
Mudanças na nova geração
O Clio em sua quinta geração conta com renovação no design com nova identidade visual.
A partir da parte frontal, o modelo passa a ter novos elementos em LED nos faróis que se estendem ao parachoque e grade frontal, que está mais larga.
Outra alteração foi implementada na traseira com lanternas redesenhadas em busca de rejuvenescer o hatchback.
Além disso, o novo Renault Clio conta com algumas opções de motorização, com destaque para o sistema híbrido E-Tech 1.6 de 145 cv de potência combinada.
A versão de entrada possui motor 1.0 de três cilindros que gera 65 cv de potência. Há ainda uma versão intermediária com 90 cv de potência, além da controversa opção a diesel com motor 1.5 e 100 cv. Por fim, uma última versão contará com motor 1.0 turbo abastecido a gás natural.
Segundo a montadora, o consumo do modelo na versão a gasolina é de 25 km/l.
Com relação aos equipamentos de série, o novo Clio conta com painel de instrumentos de 7” ou 10”, além de duas opções de central multimídia (7” ou 9,3”) com conectividade para os sistemas Android Auto e Apple Car Play.
Além disso, o modelo conta ainda com itens de destaque, como: controle de cruzeiro adaptativo, sistema de câmeras com visão 360º, além de assistentes de condução, como por exemplo, o assistente de permanência em faixa.
História do Clio
Desde 1990 no mercado, o Renault Clio já soma 16 milhões de vendas no mundo inteiro e conta com uma trajetória de orgulho para a marca mesmo com as mudanças abruptas do mercado.
O modelo já foi eleito o carro favorito dos franceses, além de vencer por duas vezes o Prêmio ”Carro do Ano” na Europa.
No entanto, tamanho sucesso pode estar perto da sua despedida já que o futuro do modelo é incerto até mesmo em seu país de origem.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.