Foi eu que mandei colocar: BMW pode voltar a produzir “Carros M” com câmbio manual
A BMW M não descarta futuros carros com câmbio manual, indicou uma executiva da marca. Saiba o que pode acontecer com as transmissões de seis velocidades nos próximos M2, M3 e M4, e onde essa tecnologia ainda pode brilhar.
Uma notícia animadora para os entusiastas de carros esportivos: a BMW M ainda não deu a última palavra sobre o futuro das transmissões manuais em seus modelos de alta performance. Apesar das tendências de eletrificação e automação, um executivo da divisão esportiva da BMW indicou que a marca “sempre tentará” oferecer o câmbio de seis velocidades em futuros lançamentos.
O Futuro do Manual na BMW M: Uma Luta Contínua
A declaração veio de Sylvia Neubauer, executiva da BMW M, em entrevista ao BMW Blog. Segundo ela, a marca “sempre será muito criativa” no planejamento de seus produtos e, “se os engenheiros [da BMW M] conseguirem fazer [novos produtos manuais] acontecerem, acho que sempre tentarão fazê-lo”.
Essa fala reacende a esperança de que o prazer de dirigir com uma transmissão manual continue vivo na linha M, mesmo que o cenário automotivo global aponte para o fim dessa era.
A BMW não tem uma data definida para encerrar a produção de seus câmbios manuais de seis velocidades.
Contradições e Expectativas: O Que Dizem os Executivos?
As declarações de Neubauer, embora otimistas, seguem um padrão de comentários variados de outros executivos da BMW M nos últimos anos. Em 2022, Frank van Meel, outro líder da divisão, havia afirmado que a empresa planejava manter as transmissões manuais nas linhas M2, M3 e M4 até o final da década. No entanto, em 2023, um terceiro executivo sugeriu que o câmbio manual seria descontinuado na geração atual do M devido a restrições de fornecedores.
Essa aparente inconsistência reflete a complexidade do desafio. Manter o câmbio manual não é apenas uma questão de vontade da engenharia, mas também de viabilidade econômica e de cadeia de suprimentos.
Onde o Câmbio Manual Ainda Pode Brilhar?
Se a BMW conseguir superar esses obstáculos e encontrar uma solução para manter as transmissões manuais, o próximo M3 com motor de combustão interna é visto como um forte candidato a receber o câmbio de seis velocidades. Este modelo movido a gasolina será vendido ao lado de um futuro equivalente elétrico do M3.
Nesse contexto, a transmissão manual daria ao M3 a combustão um recurso de destaque, diferenciando-o de uma alternativa elétrica que provavelmente será mais rápida e potente.
Além disso, carros de produção limitada, como o BMW Skytop, também poderiam se beneficiar de uma transmissão manual para se tornarem ainda mais especiais. A história mostra que a BMW não tem construído muitos carros de produção limitada com câmbio manual desde o lançamento do icônico Z8 em 1998.
Leia também: BMW vai abandonar a fibra de carbono em seus carros
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.