Fique por dentro: como está o novo pedido de isenção do IPVA para carros PcD em SP

O IMESC divulgou o passo a passo que os interessados devem seguir para conseguir a isenção do IPVA para carros PcD. Veja aqui!

A Secretária da Fazenda e Planejamento de São Paulo anunciou no começo deste mês a isenção do IPVA para carros PcD. Ela é válida para proprietários de veículos PcD com transtorno do espectro autista ou com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental que foram isentos nos dois últimos anos. E o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) divulgou o passo a passo que os interessados devem seguir para conseguir o benefício.

isenção do IPVA para carros PcD

Foto: Pixabay.com

Mais detalhes sobre novo pedido de isenção do IPVA para carros PcD em SP

Este anúncio foi feito pelo órgão estadual, que fará a expedição do laudo que comprovará o grau de deficiência ou de transtorno do espectro do autismo, na última terça-feira (08/02). De acordo com ele, a solicitação da isenção terá que ser feita pelo Sistema de Veículos (SIVEI). Este está disponível no site oficial da Sefaz-SP. O pedido de isenção pode ser feito tanto pela pessoa com deficiência quanto pelo tutor (ou curador).

No site da Secretaria da Fazenda, terá que ser informado o tipo de deficiência, o CID e se a pessoa também foi beneficiada nos últimos anos. Com relação às pessoas que solicitaram a isenção de IPVA para carros PcD deferidas no ano passado, o IMESC informa que estes pedidos serão ratificados neste ano e a pessoa será dispensada da nova avaliação e receberá o laudo pericial automaticamente.

isenção do IPVA para carros PcD

Foto: Pixabay.com

Já os outros casos serão analisados por ele. Caso seja necessário, o instituto poderá pedir para que a pessoa envie, usando novamente o site da Sefaz-SP, mais alguns documentos que comprovem a gravidade da deficiência. O IMESC informa, em comunicado, que ela aceitará “documentos oficiais emitidos até 3 anos, onde já esteja devidamente comprovada por órgão público a gravidade da deficiência.”.

Estes documentos podem ser um laudo médico emitido pelo INSS para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição (ou idade), o laudo emitido pela prefeitura para Isenção Tarifária de transporte público, um laudo médico pericial que foi emitido por um perito oficial (ou órgão oficial) “com informações sobre condição de deficiência e CID ou um atestado de avaliação emitido por equipe médica.

Avaliação presencial

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Foto: Pixabay.com

Em alguns casos, a pessoa que pretende solicitar a isenção do IPVA para carros PcD. Em comunicado, o IMESC explica que “apenas nas solicitações onde existam dúvidas quanto a gravidade ou nos casos onde sejam considerados leves, a pessoa com deficiência deverá agendar uma avaliação presencial nas clínicas credenciadas pelo IMESC, que será totalmente gratuita para o cidadão”.

Este laudo comprovará a deficiência e mostrará qual é o grau da mesma (leve, moderado, grave ou gravíssimo). Será levado em consideração a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), da OMS.

Outros detalhes da isenção do IPVA para carros PcD

isenção do IPVA para carros PcD

Foto: Pixabay.com

Vale lembrar que o pedido de isenção terá que ser feito no SIVEI até o dia 31 de julho. Ele passará por uma avaliação da Secretária da Fazenda e Planejamento de São Paulo. Caso ela seja indeferida, o proprietário do veículo terá que pagar o valor integral do imposto até o dia 31 de agosto (sem multa ou juros). Todas as medidas para a isenção do IPVA para carros PcD foram determinadas pelo Decreto nº 66.470/2022. Além da Resolução SFP nº 5/2022. Ambos foram publicado no Diário Oficial do Estado.

Com informações de Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA