Financiamentos de veículos crescem 11% no Brasil em relação a janeiro de 2022

Os financiamentos de veículos subiram 11% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2022; porém, mercado teve baixa em relação a dezembro

De acordo com levantamento da B3, os financiamentos de veículos registrados em janeiro desse ano cresceram 11% sobre o mesmo período do ano passado. Porém, houve queda de mais de 8% quando comparado com dezembro de 2022; veja os dados.

Em relação a dezembro de 2022, vendas financiadas tiveram queda em janeiro (Foto: Freepik)

Financiamentos de veículos crescem mais de 10% em um ano

As vendas financiadas de veículos em janeiro de 2023 somaram 443 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma queda de 8,3% na comparação com dezembro de 2022.

No segmento de autos leves, a alta foi de 7,7% em relação a janeiro de 2022. Comparado com o mês anterior, o número de financiamentos caiu 5%.

Já o financiamento de veículos pesados teve crescimento de 16,8% na comparação com janeiro de 2022 e queda de 19,8%, considerando dezembro do ano passado.

O segmento de motos registrou alta de 22,9% no número de financiamentos em relação ao mesmo período do ano passado, com 87 mil unidades, e queda de 16,2% na comparação com dezembro de 2022

“O ano passado foi marcado pelo impacto da alta da taxa básica de juros, da valorização dos usados e do menor poder de compra da população. Para o primeiro mês do 2023, o cenário se mantém similar ao ano passado”, avalia a superintendente de Planejamento da B3, Tatiana Masumoto Costa.

Queda é justificada pela redução de vendas, já comum para o período (Foto: Dinaulgação/Fenauto)

Seminovos e usados registram crescimento sobre janeiro de 2022

De acordo com os dados da Fenauto, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, o cenário é semelhante quando analisado o percentual das vendas de seminovos e usados.

Os resultados foram considerados bons quando comparados ao mesmo período de 2022. Segundo relatório divulgado pela entidade, houve um crescimento de 26,1% sobre o mesmo mês do ano passado.

No primeiro mês do ano, normalmente considerado um período mais fraco para o comércio de automóveis, as vendas ficaram negativas em -19,3% (1.061.651 veículos), em comparação a dezembro (1.316.246 unidades).

Ainda segundo o relatório da Fenauto, os resultados dos índices de confiança do consumidor ainda refletem um certo “estado de expectativa” com relação ao cenário econômico a se descortinar neste ano.

Nada muda entre os 0 km. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, em janeiro, as vendas de automóveis de todos os segmentos apresentaram alta de 16,3% sobre o mesmo mês de 2022. Porém, quando a comparação é feita com o mês anterior, ou seja, dezembro de 2022, o resultado é negativo em 26,8%.

Analisando o segmento de automóveis e comerciais leves, a evolução é de quase 12% sobre o mesmo mês do ano passado e queda de 35,47% sobre dezembro.

Compra de carros novos também registrou queda sobre dezembro (Foto: Freepik)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile