Financiamento de veículos cresce 88% em maio, aponta pesquisa
Financiamento de veículos cresce 88% em maio, aponta pesquisa da B3. Aumento foi puxado pela venda de novos, entre carros e motocicletas.
O financiamento de veículos cresceu 88% em maio deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com pesquisa da B3. Assim, a pesquisa revela que as vendas financiadas em maio de 2021 somaram 504 mil unidades. No caso, considerando novos e usados.
Além disso, os números incluem autos leves, motos e pesados em todo o país. Dessa forma, representando um aumento de 88% no comparativo da B3 – empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG) e tem uma das maiores bases privadas de dados do segmento no país. Em maio de 2020, a quantidade de financiamento de veículos correspondeu a 268 mil unidades.
Financiamento de veículos novos foi destaque
A pesquisa ainda revela que os veículos novos foram os que mais cresceram em relação ao financiamento. Um crescimento de 120% em maio de 2021 no comparativo com o mesmo mês de 2020, conforme a B3.
De acordo com a B3, este aumento foi puxado pelo financiamento de motos novas. A alta foi de 211% no comparativo entre maio de 2021 e maio de 2020.
“Os números apresentados são bastante altos porque em maio do ano passado ainda estávamos no início da pandemia do coronavírus e o mercado de financiamentos de veículos estava em baixa. Se compararmos com abril de 2021, as vendas a crédito registraram aumento de 7,8%”, explica a superintendente de planejamento da B3, Tatiana Masumoto Costa.
A B3 ainda apurou que, no último mês, também houve tendência do aumento de financiamentos de usados. Em especial, dos autos leves e com maior tempo de uso.
Enquanto isso, na comparação com maio de 2020, as vendas a crédito de veículos leves – apuradas pela B3 – entre 9 e 12 anos de uso cresceram 104%. Já as vendas a créditos dos veículos com mais de 12 anos de uso cresceram 140%.
Assim, no acumulado de 2021 – de janeiro a maio – o financiamento de veículos somaram 2,37 milhões de unidades. O volume representa, então, um crescimento de 24,4% em relação a 2020, além de representar 466 mil unidades. O número de 2021 está próximo do registrado em 2019, quando, de janeiro a maio, os financiamentos foram de 2,42 milhões de veículos.
Com informações da B3
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.