Financiamento de carros está mais caro; veja outras opções para comprar o seu

Veja novas opções de compra além do financiamento de carros
(Foto: Freepik)
publicidade

As dificuldades do mercado, como problemas de abastecimento de produtos, e outros fatores fizeram com que a taxa de juros aumentasse, o que deixou o financiamento de carros mais caros. Veja outras opções para adquirir um veículo.

Veja novas opções de compra além do financiamento de carros
Veja novas opções de compra além do financiamento de carros (Foto: Pixabay)
publicidade

Com taxa de juros em alta, novas opções para comprar o carro devem ser consideradas além do financiamento

Os problemas de abastecimento na cadeia de suprimentos de componentes eletrônicos, a queda do poder de compra dos consumidores e o aumento do preço dos combustíveis seguem impactando o setor.

A expectativa do mercado para o crescimento do PIB em 2022 é de apenas 0,5%, sendo assim, a estimativa é que a economia brasileira fique bem próxima da estagnação.

VEJA TAMBÉM

As vendas de veículos novos tiveram o pior primeiro trimestre em 20 anos, de acordo com a Fenabrave.

publicidade

O segmento de automóveis novos sofreu o maior impacto entre os veículos novos, com queda de 25,03% na venda do trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Já os automóveis usados apresentou uma queda expressiva, de 25,40% no período.

Cenário deixou o financiamento mais caro

Esse resultado evidencia o impacto do aumento dos juros nas vendas financiadas. No Brasil, em média 4 em cada 10 veículos novos são financiados.

publicidade

“Os juros para aquisição de veículos por pessoas físicas seguem tendência de crescimento nos últimos meses, acompanhando a trajetória de alta da Selic.

Reflexo disso e da dinâmica recente da economia global, as concessões de crédito para aquisição de veículos por pessoas físicas têm apresentado queda nos últimos meses”, comenta Danilo Igliori, economista-chefe da OLX Brasil.

Os preços dos automóveis usados vêm crescendo de forma acelerada nos últimos meses, atingindo máximas históricas.

Analisando a dinâmica de preços dos automóveis usados, um dos componentes do cálculo do IPCA apresentou crescimento de 16,7% nos últimos 12 meses, superando o IPCA cheio que ficou em 11,3% no mesmo período.

publicidade

Em março foram produzidas 169 mil unidades de automóveis e comerciais leves no Brasil. Esse número representa uma retração de 9,1% na comparação com o mesmo mês de 2021.

“A alta nos preços reflete diretamente nas vendas. Em março, a comercialização de automóveis e comerciais leves novos e usados registrou queda em comparação com o mesmo período em 2021, de 23,8% e 14,5%, respectivamente”, explica Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.

Novas formas de compra devem ser consideradas: aluguel de carros é uma delas

Com isso, quem pretende adquirir um novo modelo, seja ele novo ou usado, deve estar aberto a novas opções de compra.

publicidade

A primeira delas é o aluguel de carros. Atualmente, a pratica tem ganhado relevância no país, inclusive, há locadoras com planos onde o pacote semanal, mensal, ou até mesmo anual. Esses acabam sendo mais em conta no comparativo com os alugueis avulsos.

A principal vantagem do método de aquisição é a não necessidade de lidar com impostos e manutenção, por exemplo.

Sobre o seguro, as empresas que oferecem o tipo de serviço podem disponibilizar pacote com ou sem a proteção veicular.

publicidade

Outro destaque é a flexibilidade de poder trocar de modelo em um curto período de tempo. Dessa forma, para os condutores que buscam por novas experiências, a modalidade acaba sendo interessante.

“Um aluguel mensal de carros completo ainda beneficia o cliente com serviços de concièrge, leva e traz para reparos e revisões e gestão de multas, seguro e IPVA.

É possível ter ainda mais vantagem quando o contrato oferece flexibilidade quanto ao acordo de quilometragem, em uma verdadeira relação de ganha-ganha.” Afirma André Campos, CEO da For You Fleet.

Veja novas opções de compra além do financiamento de carros
Aluguel de carros pode ser boa opção (Foto: Pixabay)
publicidade

Consorcio também pode ser nova opção ao financiamento tradicional

Uma das maiores vantagens da modalidade é que, diferentemente dos financiamentos tradicionais, ao adquirir um carro por um consórcio, não existem juros, somente as taxas de administração.

Além disso, não é necessário pagar um valor de entrada e há maior flexibilidade no pagamento das cotas. Nesse sentido, fica mais fácil evitar o risco de endividamento a longo prazo.

“Por essência o consórcio já é um tipo de investimento e que permite a organização financeira e isso se torna essencial no momento de instabilidade econômica que vivemos”, pontua Fernando Lamounier, diretor da Multimarcas Consórcios.

publicidade

Porém, é necessário ter em mente que diferente de um financiamento tradicional, a carta de crédito dos consórcios de carros não são liberadas de forma imediata. O prazo para conseguir a mesma pode variar entre dias e longos meses.

Realizar manutenções e manter o carro atual pode ser boa saída para economizar

Por fim, se for o caso de você já ter um veículo, é importante lembrar que a possibilidade de permanecer um tempo a mais com o modelo para economizar.

É certo que os carros estão valorizados, porém, da mesma forma que o modelo pode ser vendido por um bom preço, a aquisição de um novo também pode pesar no bolso.

publicidade

O ideal é realizar uma avaliação, para ter em mente o quanto o seu carro custa atualmente, bem como qual será o valor necessário para deixar questões de manutenção e até mesmo a estática em dia.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Veja novas opções de compra além do financiamento de carros
Manter o carro atual também deve ser opção (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar