O financiamento de carro é ainda uma das maneiras mais comuns de adquirir um veículo. Dito isso, veja como incluir o financiamento de carro declaração do imposto de renda, tendo em vista que o número de compras através dessa modalidade aumentaram mais de 6% no último ano.
Veja como e porque declarar o financiamento de carro no imposto de renda
O financiamento de carro ainda é um dos métodos mais usados no mercado brasileiro para adquirir um carro, seja ele 0 km ou usado. De acordo com o levantamento da B3, em 2021, o número de crédito veicular aumentou em 6,8% em relação a 2020. Ao todo, foram mais de 5,9 milhões de unidades financiadas, cerca de 375 mil a mais no comparativo com o ano anterior.
Dessa forma, se a modalidade é tão popular, é preciso tirar algumas dúvidas em relação ao método de compra, como por exemplo, se é necessário declarar a compra de um veículo financiado no imposto de renda.
VEJA TAMBÉM
De modo geral, a resposta é sim. No entanto, o passo a passo acaba sendo diferente no comparativo com a declaração de veículos comprados à vista.
De acordo com o contador o contador e consultor Valdivino Sousa da Alves não é necessário, no caso dos veículos financiados informar o empréstimo no campo “Dívidas e ônus Reais”. No caso dos carros financiados, basta adicioná-los, no quadro “Discriminação”, os detalhes da aquisição.
Dessa forma, não é não é necessário incluir o financiamento no campo de Dívidas e Ônus Reais. Nesse caso, a aba é exclusiva para outros tipos de empréstimos e créditos.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Veja o processo para inserir a compra de carros financiados no Imposto de Renda
– Acesse o programa de Imposto de Renda no site da receita;
– Crie uma nova declaração;
– Clique na ficha “Bens e Direitos” e clique em “Novo”;
– Selecione o código 21, que corresponde a categoria de veículo automotor terrestre;
– Adicione o Renavam do carro no campo exigido;
– Já no campo discriminação adicione as informações do veículo, como marca, modelo, ano, placa etc. Além das informações do carro, é necessário incluir as informações de venda, como nome do vendedor, CNPJ, nome da loja.
– Ainda no campo “Discriminação”, é necessário informar o método de compra, valor da entrada, e quantidade de parcelas que foram pagar até o fim de dezembro;
Quem deve declarar o imposto de renda em 2022
Todo contribuinte com renda tributável superior a R$ 28.559,70 em 2021, deve fazer a declaração do imposto de renda. Dessa forma, cerca de 35 milhões de brasileiros devem declarar em 2022. As regras e prazos para a declaração serão divulgadas em breve pela Receita Federal.
Com informações: Receita Federal, Contabeis